A obra tem como objeto o estudo da cognição e dos aspectos emocionais do tratamento fisioterapêutico, bem como espelha os avanços experimentados pela Fisioterapia moderna.

Docentes da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) lançaram, no último dia 29 de maio, o primeiro livro de Fisioterapia Cognitiva e Comportamental do País. Com o título Fisioterapia Clínica – Enfoque em Cognição e Comportamento, a Profa. Dra. Sheila de Melo Borges e a Profa. Dra. Renata Morales Banjai, em co-autoria com a neurologista Dra. Márcia Radanovic, editaram a obra, que foi apresentada no Consistório da Unisanta.

Publicado pela editora Atheneu, o livro é destinado a fisioterapeutas e outros profissionais de funcionalidade e reabilitação, além de alunos da área. O objetivo é possibilitar um melhor conhecimento sobre a cognição e a emoção, como esses aspectos são moduladores do movimento, além de um melhor entendimento sobre essa relação e como ela pode ser benéfica aos pacientes.

“As implicações da cognição e dos aspectos emocionais no tratamento fisioterapêutico realizado por meio do movimento têm ganhado destaque nacional e internacionalmente. Entretanto, carecíamos de uma publicação nacional com este enfoque”, explicam as autoras, que,  além de docentes,  são formadas pela Faculdade de Fisioterapia da Unisanta.

A obra está dividida em três seções: os Fundamentos da Motricidade, Cognição e Comportamento; a Prática Clínica Fisioterapêutica Aplicada a Indivíduos com Transtornos Neurológicos e Psiquiátricos; e Outras Áreas de Atuação da Prática Clínica Fisioterapêutica.

Entre os assuntos abordados no livro está a relação dos aspectos cognitivos e comportamentais em outras áreas de atuação fisioterapêutica, tais como: saúde do idoso, saúde da mulher, transtornos cardiovasculares e em terapias complementares.

Além de Renata e Sheila, outros seis ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia, entre eles, três docentes da graduação e um da Pós-Graduação, estão entre os 20 colaboradores do livro, que trazem experiências e reflexões práticas em 16 capítulos.

“Antes,  a abordagem fisioterapêutica voltava-se para problemas ortopédicos e neurológicos, com foco na deficiência física. Hoje, com conceitos ampliados pelas mais recentes pesquisas, a atuação fisioterapêutica estende-se à prevenção e ao tratamento de inúmeras condições clínicas, tais como transtornos psiquiátricos e cardiovasculares, bem como à promoção da saúde da mulher e da pessoa idosa. Enfim, fisioterapeutas trabalham em um amplo campo de atuação, incluindo ambulatórios, enfermarias, Unidades de terapia Intensiva, domicílios, academias de ginástica, escolas e Unidades Básicas de Saúde”, explicam.