O Núcleo de Atendimento à Saúde da Mulher da Universidade Santa Cecília (Unisanta) encerra o ano de 2008 com apresentação de dança do ventre com gestantesnesta quinta(4/12), às 16h na Clínica de Fisioterapia.
‘’A dança do ventre é um recurso fisioterapêutico utilizado em gestantes para melhorar e prevenir dores, movimentar a musculatura do quadril da pélvis, o que não é comum de se ver devido ao tabu existente no universo feminino, como sentar de pernas cruzadas’’, conta Cláudia Oliveira, coordenadora do Núcleo na área de Uroginecologia.
Segundo ela, é a primeira vez que utilizam a dança do ventre, que está ligada às regiões que necessitam de movimentos para que o bebê possa nascer. Para ela, a Fisioterapia em mulheres grávidas é muito importante, pois favorece os movimentos em partes em que, devido às dores e a musculatura ‘’frouxa’’ existe uma dificuldade muito grande nos movimentos. As gestantes são pacientes da clínica, que participam de atividades como alongamento, massoterapia, drenagem linfática, postura de yoga, Reeducação Postural Global (RPG). No final de uma das aulas , a dança do ventre é colocada para ajudar principalmente na hora do parto.
O Núcleo atende mulheres com incontinência urinária, pacientes que estão em fase pós-operatória de câncer de mama e pós-parto, fibromialgia. A maioria dos pacientes com incontinência urinária são idosos, porém também existem casos de atletas, e crianças com Enurese noturna, mais conhecida como ‘’molhar a cama’’.
Para Cláudia, a dança, especialmente a do ventre, ajuda a melhorar a auto-estima da mulher, tem a ver com a sensualidade, que pode ser perdida nessa fase. Outra característica da dança do ventre é a representação da fertilidade.
Cláudia Oliveira é professora do 2° e 4° ano das disciplinas de Uroginecologia e Obstretricia da Faculdade de Fisioterapia da faculdade, é Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Obstretricia e Uroginecologia e ministra a aula de estágio prático no Núcleo.
O encerramento acontece na Clínica de Fisioterapia, que fica no 1° andar do Bloco E da Universidade.