As tendências da moda praia verão 2008/2009 foram apresentadas por alunos do Curso de Tecnologia de Gestão Comercial Moda da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em desfile na casa noturna Milk, no dia 27/11. Os primeiranistas produziram 61 looks (biquínis e maiôs) sob influência contemporânea, pontuada com estilo retrô.
Mais do que uma noite de novidades, o desfile Biquínis Praias de Santos teve como diferencial peças que representam as seis praias da Cidade, bem como alguns pontos turísticos. “O primeiro semestre foi destinado à pesquisa. Cada grupo analisou o público-alvo de uma região e aspectos locais, in loco. A idéia é se espelhar no passado para ter idéias no futuro”, explica a professora Nídia Fisher.
A professora conta que é a primeira vez que um grupo de primeiro ano do Curso realiza uma produção desse porte e ressalta a importância da realização desse tipo de evento. “É uma avaliação interdisciplinar. Eles necessitam disso, é importante eles virem as criações na passarela, serve como incentivo”.
Cores como amarelo, azul, branco, rosa e pink, mescladas com estampas variadas, predominam na coleção e retratam o que será utilizado por banhistas da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e José Menino, contrastando com os acessórios utilizados pelas modelos, que vêm forte nesta temporada.
“Criei um cinto de couro para complementar a peça, inspirada no Morro da Asa Delta, no José Menino”, detalha a aluna Bruna Pereira.
No geral, os grupos produziram os looks com lycra, voltados ao público jovem e moderno. De acordo com a estudante Maria Tereza da Silva Pires, que confeccionou duas peças alusivas ao tradicional bairro do Gonzaga, a pesquisa e a observação de tendências são essenciais no mundo da moda. “Minhas peças representam o Bondinho da praia e uma jovem, de branco, caminhando pela orla. Acho que representei bem a área”, aponta.
Outro marco da cidade de Santos em evidência na passarela foram os prédios tortos na avenida da praia. “Criei um maiô e um biquíni, com estampas em espiral, simbolizando as inclinações”, diz Rayssa de Andrade.
Modelos da agência By Clô e convidados das estilistas acadêmicas exibiram os trabalhos.