A partir do dia 30/6, quarta-feira, a clínica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) iniciará um projeto piloto de terapia assistida com animais, em parceria com a ONG Pegadas e Passos.

O tratamento consiste em introduzir dois cães adestrados das raças Lhasa Apso (Durval) e Golden Retriver (Mafalda), que contribuirão com o atendimento terapêutico de crianças no setor de Neuropediatria e com pacientes adultos no setor de Neurologia e Lesões do Aparelho Locomotor.

Para Ivan Cheida, diretor do curso de Fisioterapia da Unisanta, é importante o paciente ter contato com animais de estimação. “O fisioterapeuta passa os exercícios que serão feitos para o adestrador e ele ensina ao cão. Assim o paciente executa seus exercícios de movimento através da interação com o cachorro. São exercícios através da brincadeira.” – comenta Ivan. Para ele, é mais um diferencial na clínica da Universidade.

ONG– A dentista Rosanna Ré uniu seu interesse por pessoas e bichos, criando a ONG que trabalha com terapia assistida por animais. Em entrevista à revista CLÁUDIA (março de 2010), Rosanna diz: “Cuido de crianças e idosos com meus cães terapeutas”.