Manta Vibratória é o nome do experimento inovador desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). O equipamento tem o objetivo de auxiliar o tratamento de dores agudas e crônicas com base no relaxamento muscular, alívio da fadiga e do estresse.

Realizado pelos futuros engenheiros Antonio Stivale, Fernando Ribeiro e Rogério Kakazu o projeto é orientado pelos professores de Engenharia Valmir Demarchi e Carlos Alberto Amaral Moino, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UNISANTA, e co-orientado pelo diretor da Faculdade de Fisioterapia, dr. Ivan Cheida Faria.

O trabalho consiste na criação de um colchonete dividido em três partes dobráveis, onde serão fixados minimotores vibratórios no trajeto da coluna vertebral, do quadril e das pernas do paciente. O Dr. Ivan Cheida Faria explica que a vibração produzida pelo equipamento atua no sistema nervoso central através da emissão de sensações. “De forma simples, a vibração enviada pela manta será percebida pelo cérebro, de forma mais acentuada do que a sensação dolorosa e, assim, induzindo uma ação analgésica no paciente, pela diminuição da chegada dos estímulos dolorosos ao córtex cerebral”.

A manta ficará em testes até o final deste semestre, na Clínica de Fisioterapia da UNISANTA, no atendimento a pacientes portadores de dor crônica e de tensões musculares. Já é tradição dos cursos da UNISANTA o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares benéficos à comunidade.