Alunas dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) estão desenvolvendo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Educação Sanitária com associados e familiares da Cooperativa de Catadores de Lixo Seletivo de Praia Grande (Coopervida), e com alunos e professores do Lar Santa Rita de Cássia. O objetivo é a conscientização sobre noções básicas de higiene.

Para desenvolver o estudo, as universitárias distribuíram coletores nos locais e estão analisando em laboratório, 71 amostras de fezes dos catadores da cooperativa, e outras 21 de crianças da creche. As alunas têm orientação da professora Silvana Rocha, da disciplina de Parasitologia, e da coordenadora do curso de Farmácia, Profª. Maria Fernanda Pedroso.

Elas pretendem identificar infecções parasitárias e, a partir dos resultados, fazer esclarecimentos sobre higiene, propondo tratamentos com o auxílio da médica cardiologista, Drª. Sandra Tenório da Silva Rebelo.

“O melhor indicador para analisar a higiene é o exame de fezes. A partir dele podemos verificar a prevalência de ascaris lumbricóides, giárdias, amebas, entre outros parasitas. O grande desafio será administrar a educação sanitária no local onde essas pessoas vivem”, afirma a professora Silvana.
Equipe – O grupo é formado pelas alunas do 3º ano de Farmácia, Márcia Regina Cauchioli, Rosângela B. T. da Silva, Luciana Bobko Albuquerque e Selma Prereira Gomes, e pelas estudantes do 4º ano de Ciências Biológicas, Gisele Arrais Córnia e Joze Castanheira.