O nadador da equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e aluno do ensino médio do Colégio Santa Cecília, Diego Uchoa dos Santos, é o oitavo melhor do mundo na categoria júnior, nos 200 metros nado estilo peito. Na final da prova, no I Campeonato Mundial Júnior, que se desenvolve no Rio de Janeiro, ele registrou o tempo de 2m22s33.

Diego, que tinha o tempo de balizamento em 2m22s79, registrado no Match Brasil-Argentina, no primeiro semestre, chegou a baixar sua marca para 2m21s60, na fase eliminatória dos 200 metros estilo peito, mas não fez o mesmo na final, realizada na manhã desta sexta-feira (25/08), depois de passar os primeiros 100 metros, em 1m10s.

De qualquer forma, o nadador considerou positiva sua participação no I Mundial Júnior, competição que faz parte do programa de preparação do Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos de 2007. “Minha expectativa era de melhorar o meu tempo, mas acredito que o aprendizado neste primeiro Mundial ajudará bastante no desenvolvimento da minha carreira”.

O outro nadador brasileiro nos 200 metros estilo peito, Gabriel Souza, terminou em quinto lugar, com 2m21s65. A exemplo de Diego, Gabriel também não melhorou seu tempo em relação à fase qualificatória, já que havia registrado a marca de 2m20s26. O vencedor da prova foi o italiano Edoardo Giorgetti, favorito absoluto. Ele marcou 2m14s44, depois de estabelecer a melhor marca no qualificatório (2m15s14).

A competição é realizada no Parque Aquático Júlio de Lamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, estendendo-se até domingo (27/08), com provas nos períodos da tarde (classificatórias) e manhã (semifinais e finais).