Matéria aborda como funciona o trabalho da clínica e cita depoimentos de profissionais e familiares de pacientes

O trabalho realizado na disciplina da Clínica de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) chamou a atenção da mídia regional. O jornal A Tribuna destacou em sua capa e numa matéria ocupando metade da página A-11 do caderno Cidades da edição do último domingo, 2/10, a iniciativa que envolve tratamento voluntário a pessoas especiais.

“Primeiro, o Capitão América entra na sala. De repente, aparece a Cinderela. Depois do susto inicial, as feições de medo dão lugar ao encantamento. Junto, vêm abraços, fotos e uma coragem aliada à confiança que antes não existia. Assim, de forma lúdica, pacientes com síndromes e deficiências intelectuais deixam voluntários cuidarem do que eles têm de mais puro: seu sorriso”, foi a introdução do jornal A Tribuna para a matéria sobre o atendimento e o uso de fantasias para ajudar na relação com os pacientes.

A matéria destaca o projeto, que consiste no atendimento a pessoas que tinham dificuldade em encontrar muitos dentistas dispostos a lidar com suas características e a iniciativa de usar as fantasias e os personagens, como o Capitão América, que partiu de um ex-aluno e atual professor da instituição. Formado e especializado em pacientes especiais, teve a ideia de combinar odontologia e fantasias.

O texto também traz diversos depoimentos, sendo alguns de profissionais e alunos, como o professor Paulo Bonavides e a coordenadora da Faculdade de Odontologia da Unisanta Rosângela Aló Maluza Florez, e outros de pessoas cujos familiares são alguns dos beneficiários do projeto.

“Tenho plano odontológico, mas venho aqui porque ninguém nunca tratou, recebeu e acolheu a Giulia como ela foi acolhida aqui. Não consigo imaginar minha filha fora daqui”, declarou Rosana dos Santos Ferreira (48), mãe de Giulia Gabriela (15).