Apesar da previsão de chuva, o sol apareceu no sábado (22) para a 3.ª Feira de Saúde da Universidade Santa Cecília na Praça das Bandeiras, no Gonzaga. O evento reuniu os cursos das seguintes áreas da Unisanta: Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição.

Contou ainda com a participação de diretores, docentes, apoiadores e da população, que aproveitou a oportunidade para colocar a saúde em dia.

Foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, exames de glicemia, preventivo odontológico, índice de avaliação de massa corpórea, tipagem sanguínea, roda de conversa sobre saúde mental, orientação nutricional para pais, entre outros procedimentos, além de dança e alongamento.

Para a Dra. Caroline Simões Perrella, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Unisanta, o evento coloca o papel social da instituição em prática. “Atualmente, já realizamos mais de um milhão de atendimentos gratuitos nas nossas clínicas. Hoje estendemos os trabalhos dos nossos oito cursos de Saúde na Praça das Bandeiras e os alunos têm a oportunidade de estar numa atividade externa colocando em prática a sua futura profissão. É um evento muito especial”, ressalta.

Vice-prefeita de Santos, Renata Bravo destacou a parceria da Unisanta com a Prefeitura. “É de extrema importância porque a comunidade acaba ganhando. Ter a Universidade hoje nessa colaboração com a Prefeitura, para nós, é fundamental”.

Renata também relembrou o cenário da Covid-19 no município. “Nós passamos por um período de pandemia muito delicado e sabemos que muitos diagnósticos, de alguma forma, ficaram para trás em função da Covid. Hoje é necessário fazer esse lembrete que a Unisanta está fazendo chamando atenção para diversas áreas da Saúde que precisam ter um cuidado muito especial”.

Além de trazer benefícios para a população, a experiência do evento foi incentivadora para todos os envolvidos na organização e execução, principalmente para os acadêmicos.

Aluna do 2.º ano do curso de Biomedicina, Yasmin Gondim de Souza afirma que a praia é um local diferente do que a turma está acostumada. “É incrível estar aqui e participar dos eventos da Unisanta, este é só mais um de todos que a faculdade propõe para os alunos. A experiência da feira acrescenta demais para nós e temos mais reconhecimento na área”.

“É a 3.ª edição do evento com muito sucesso. O ceciliano sai dos nossos bancos escolares diferente por causa disso – essa questão da humanização, do amor e carinho, também da forma com que todos nós, professores e alunos, conseguimos retribuir a confiança da família e da comunidade em nome do Santa Cecília”, destaca Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta.

Outros serviços – Muitos apoiadores acreditaram na iniciativa e também ofereceram seus serviços na Feira de Saúde da Unisanta.

“É fundamental participar de um evento regional com a chancela da Unisanta, maior universidade da Baixada Santista. A EMS é líder no mercado farmacêutico brasileiro e queremos trazer um pouco da empresa e participar dessas atividades. Faz todo o sentido participar e prestigiar a Instituição nesse evento maravilhoso”, ressalta Alan Guerreiro, consultor de vendas na EMS.

“Eu acho muito importante a Unisanta desenvolver eventos voltados para área da Saúde porque nós também promovemos saúde para população, então o conhecimento de todas as áreas e todas as empresas que estão aqui dispostas a contribuir um pouco com o setor é muito importante”, diz Mônica Santos, farmacêutica na Farmácia de Manipulação Leven.

A Feira de Saúde foi uma realização da Unisanta, com patrocínio da Cellula Mater, GTech, inService, Grupo GPS, Engeplus, Leven Farmacêutica, EMS e Supermercado DIA. Apoio da Blue Med, Angels Moda e Prefeitura de Santos.