O mercado de trabalho é impactado diretamente com as grandes mudanças no mundo. Antes mesmo da Internet e do uso de dispositivos móveis, diversas profissões surgiram ou perderam espaço.

Esse cenário também foi se alterando com as gerações. Por exemplo, você provavelmente tem um conhecido mais velho ou já escutou seus pais falando sobre trabalhar somente em uma área específica e construir uma longa carreira na empresa, contribuindo por anos lá. Mas agora nunca foi tão importante ser um profissional interdisciplinar, né?

Com a pandemia do coronavírus, também houve transformações no mercado e na dinâmica das empresas. Os modelos de home office ou trabalho híbrido e a jornada de trabalho flexível foram adotados por muitas companhias e até viraram pré-requisitos para os profissionais decidirem se querem participar de um processo seletivo ou não.

Todas essas novas tecnologias, que fazem parte da 4.ª Revolução Industrial, e mudanças sociais, econômicas e políticas viraram peças importantes nas nossas vidas, principalmente para quem ainda irá ingressar no mercado de trabalho ou cogita fazer uma transição de área.

Com isso, surgiram as profissões do futuro! Neste artigo, vamos apresentar as carreiras mais promissoras para os próximos anos, gerando boas oportunidades profissionais, e também mostrar como se preparar para essa nova onda.

Analista de Big Data

É o profissional responsável por coletar, armazenar e gerenciar dados não estruturados, interpretá-los e, então, transformá-los para que se comuniquem entre si e se tornem produtos relevantes e utilizáveis para uma empresa.

Com essas informações valiosas, também é possível criar relatórios e identificar os padrões e as repetições nesses dados, identificar comportamentos e tendências do consumidor.

Analista de Segurança da Informação

Com a popularização da Internet e o constante avanço tecnológico, o mercado de trabalho conta com uma alta demanda de especialistas! O analista irá garantir a proteção de informações para que não haja acessos não autorizados a computadores e redes, assegurando a autenticidade e a confidencialidade de dados pessoais ou sigilosos, sejam de um cliente específico ou de uma empresa inteira.

Algumas das funções do profissional: recomendar práticas de proteção de dados a fim de reduzir de ameaças e invasões; analisar e identificar vulnerabilidades; monitorar redes e dados; elaborar relatórios sobre políticas de segurança e muito mais.

Gestor Ambiental

Atualmente, falamos cada vez mais sobre meio ambiente e as formas de preservar os impactos negativos da sociedade na natureza. Desta forma, o gestor ambiental se destaca entre as profissões do futuro.

O profissional promove atitudes e soluções que estimulem a sustentabilidade e aproveitamento adequado dos recursos naturais. Poderá emitir laudos, monitorar a qualidade ambiental, prestar assessoria a empresas para que utilizem recursos naturais de forma consciente, participar de políticas e programas de educação ambiental através de ações que auxiliem na elaboração, implantação e avaliação.

Especialista em Marketing Digital

A publicidade e o marketing já existem há anos no mercado de trabalho, mas o marketing digital tem se destacado cada vez mais nos últimos anos. Isso acontece devido ao crescimento das redes sociais e do e-commerce, que se tornaram ferramentas essenciais para as empresas.

O profissional trabalha diretamente com promoções e vendas de marcas, empresas e outros setores que querem sair na frente com o seu produto. É essencial que você saiba analisar o comportamento de consumidores, exercitar sua criatividade com a criação de estratégias de comunicação, elaborar um calendário de ações, entre outras funções.

Psicólogo

A psicologia é uma profissão muito procurada no cenário atual. As mudanças sociais são velozes e as discussões sobre bem-estar e saúde mental ganharam um destaque maior, principalmente durante a pandemia. Desta forma, há uma grande demanda para as inúmeras formas de trabalhos com as quais o profissional pode contribuir.

Com rotinas corridas e cheias de responsabilidades, muitas pessoas começaram a procurar a terapia para cuidar mais de si mesmas e também para acompanhar e tratar quadros de estresse, ansiedade, transtornos alimentares, depressão, entre outros.

Profissional de Logística

Nos últimos anos, o segmento logístico se tornou uma das mais relevantes ferramentas do mundo globalizado por solucionar questões relacionadas ao tempo de atendimento das necessidades, seja no deslocamento de pessoas, bens e informações.

O profissional atua com a movimentação de cargas e mercadorias, controle de estoque, atendimento de clientes e fornecedores, compras e entregas de produtos, transportes, entre outros, em empresas de todos os portes, tanto a nível nacional quanto internacional.

Programador de Jogos Digitais

Os jogos digitais entraram definitivamente no mundo dos negócios e movimentam uma grande indústria no segmento da economia criativa e tecnológica. No Brasil, a área ainda é nova, mas apresenta grandes oportunidades de crescimento.

O programador tem uma função muito importante no desenvolvimento do jogo! Ele é responsável pelas linhas de código de programação. De uma forma simples, irá tirar a ideia que está no papel e transformá-la para a tela do computador.

Gestor de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já está presente no nosso cotidiano, através de dispositivos de assistente virtual ou chatbots em sites, e só tende a crescer ainda mais, entrando na nossa lista de profissões do futuro.

O gestor desenvolve, estabelece e implementa programas eficientes para acelerar vendas e negócios através da Inteligência Artificial (IA) nas empresas. O profissional cria fluxos conversacionais, como chatbots, atua no planejamento e na curadoria de conteúdo, cuida do treinamento da Inteligência Artificial, identifica riscos e problemas, ainda analisa dados com aplicação de técnicas de aprendizado de máquina, conhecido como Machine Learning.

UX Designer

Esse designer é responsável pela experiência do usuário (User Experience) em sites, plataformas ou softwares. Com o avanço das ferramentas tecnológicas e do e-commerce, este profissional se tornou muito importante para garantir a satisfação do consumidor com os serviços e as mercadorias que as empresas ofertam.

Suas principais funções são analisar os aplicativos e sites desenvolvidos pelos clientes e apontar melhorias para o acesso do público-alvo levando em conta as necessidades funcionais, desenvolver soluções que causem impactos positivos, criar e aplicar testes de usabilidade, entre outras.

Muito legal conhecer os empregos que vão se destacar no futuro, né? Então, para apostar em uma carreira, você deve se preocupar com a sua formação acadêmica ou suas habilidades profissionais, além do conhecimento técnico.

É muito importante que você acompanhe as inovações do mercado de trabalho e se atualize também! O profissional do futuro tem visão estratégica e senso de liderança, é criativo, ágil, interdisciplinar e pensa fora da caixa.

Além disso, investir na sua qualificação profissional é uma das partes mais importantes para se destacar e ter uma carreira promissora, seja através de cursos, palestras ou leituras.

Há seis décadas, a Unisanta é referência de ensino na Baixada Santista. São ofertados diversos cursos nas áreas de Tecnologia, Saúde, Ciências Sociais e muito mais!

E aí, ficou interessado? Não perca a chance de garantir a melhor graduação para o seu futuro profissional e faça já sua inscrição para o Vestibular através do site: https://vestibular.unisanta.br/.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.