ENGENHARIA QUÍMICA |PRESTÍGIO INTERNACIONAL/ REFERÊNCIA PARA OUTRAS UNIVERSIDADES/4 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR ENGENHARIA QUÍMICA NA UNISANTA:

– Alunos e ex-alunos brilham no exterior, como Renan Norbiate, ex-gerente de vinícolas nos Estados Unidos, professor assistente de Harvard e que faz mestrado em Paris;

– Professores conceituados, como a doutoranda Nelize Coelho, ex-aluna representante da Unisanta no encontro de Estudantes Líderes do Século 21, em  Harvard e no Massachusetts Institute  of  Tecnology  (MIT), nos EUA;

– Produz módulos educativos para universidades públicas e particulares, o que é mais uma prova da qualidade do curso;

– Elogios do MEC;

– Mercado de trabalho amplo, pois a Engenharia Química é necessária em diversas atividades, desde a produção de alimentos à indústria  de petróleo;

– Método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, é aplicado para criar protótipos em classe

– Inventos de alunos e professores encaminhados para registro de patentes industriais.

– Projetos aprovados no Centro de Tecnologia e Inovação da Baixada Santista (Parque Tecnológico de Santos).

– Trabalhos no Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo da Unisanta –

– 1ª Pré -Incubadora de Empresas da Baixada Santista.

– Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional

Funções – A engenharia química trata dos processos produtivos que utilizam modificações físico-químicas das matérias-primas. Assim, o engenheiro químico atua na produção de grande variedade de produtos presentes em nosso cotidiano. Seu trabalho é feito em parceria com os químicos, profissionais com outra formação para atuar especificamente nas análises laboratoriais. São, portanto, atividades distintas.

Como muitos produtos sofrem transformações sob ação de variações de temperatura e pressão, sua atuação tem uma grande afinidade com utilização dos processos térmicos. Mesmo a simples preparação de um cafezinho é um exemplo de extração, que é amplificada em grandes volumes numa empresa de café solúvel.

Seu principal compromisso é com a sustentabilidade dos processos, tanto em termos ambientais quanto em segurança das pessoas que ali trabalham.  É o responsável também pelo tratamento da água que chega até as casas e pela disposição dos esgotos de forma a não prejudicar o ambiente.

Pode-se definir a Engenharia Química como o campo de atividades que abrange a criação, desenvolvimento, projeto, implantação, operação e controle de processos e equipamentos de transformação de matérias-primas em produtos.

Laboratórios modelo para o País – O aluno desenvolve suas atividades nos laboratórios, onde mais de (50) cinquenta módulos experimentais, ali projetados e construídos, tratam de forma visual e dimensional os fenômenos que devem ser quantificados nas experiências realizadas pelos acadêmicos. Muitos exemplares desses módulos são adquiridos por instituições públicas e particulares do País.

Para os iniciantes, são progressivamente apresentadas e discutidas situações do dia a dia das indústrias, de forma a consolidar o conhecimento fundamental pela visão prática dos procedimentos aplicados.

O resultado dessa metodologia é aprimorar os conhecimentos e habilidades das diretrizes para essa formação, incentivando a continuidade dos estudos nos programas de mestrado e doutorado, pelo convívio e participação de dezenas de dissertações e teses que ali são produzidas.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O Engenheiro Químico atua principalmente nos processos da indústria química, petroquímica, farmacêutica e de alimentos. Alguns exemplos: fábrica de papel, tinta, alumínio, plástico, cimento, vidro, fertilizante, cerveja, leite condensado, leite em pó, antibiótico, vitamina, perfumes, detergentes; refinarias de petróleo para produção de gás de cozinha, diesel e gasolina; preparação de fertilizantes, tintas, produção de combustíveis e lubrificantes, produtos da indústria do açúcar e etanol; destilaria de aguardentes; estações de efluentes domésticos e industriais e mais uma infinidade de processos.

Área: ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: (*) Diurno/Noturno

* A duração será de cinco anos, sendo um ano e meio com aulas diurnas e os três anos e meio restantes com aulas noturnas, pois nesse período há grande possibilidade de estágios.