ENGENHARIA MECÂNICA/ÓTIMAS OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO E DE TRABALHO/3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE.

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR ENGENHARIA MECÂNICA NA UNISANTA:

– Aulas práticas desde o primeiro ano;

– Método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, aplicado para criar protótipos em classe,  como triciclos e quadriciclos e facilitar melhor compreensão da teoria, atendendo,  assim,  ao mais atualizado ensino de Engenharia;

– 14 módulos de laboratórios  cobrem todas as áreas  de atuação do Engenheiro Mecânico;

– Prêmios em concursos e destaques em congressos como os da  Sociedade para o Avanço de Materiais de Engenharia de Processos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e  Mineração;

– Participação interdisciplinar no Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), voltado para promoção da autonomia, independência, melhoria da qualidade de vida e inclusão social do indivíduo com dificuldade ou incapacidade funcional;

– Incentivo à iniciação científica com forte participação em congressos e em competições acadêmicas.  Os estudos podem estar agregados às linhas de pesquisas do Mestrado em Engenharia Mecânica da UNISANTA.

FUNÇÕES  –  O engenheiro mecânico é indispensável nas áreas industriais de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química, siderúrgica e usinas.  Projeta máquinas e equipamentos nas indústrias automotivas, desde a concepção ao controle de qualidade dos veículos produzidos. Pode atuar no projeto, na produção, na manutenção, em vendas técnicas,  no controle da qualidade, em pesquisa e desenvolvimento, em áreas administrativas, dentre outras.

Atividades práticas – Desde o primeiro semestre, os estudantes participam de atividades práticas, como o projeto e a construção de um quadriciclo a propulsão por pedal, que termina com uma disputada competição no final do semestre. Apesar do resultado final ser uma corrida de carrinhos,  este é um assunto muito sério, pois requer dedicação e estudos dos participantes, que devem dominar os fenômenos físicos envolvidos e criar uma interdisciplinaridade com os demais assuntos abordados do primeiro semestre acadêmico.

Durante todo o Curso, há seminários e debates para desenvolver a integração em equipe, o senso crítico e a responsabilidade nas tomadas de decisões, valorizando os princípios éticos e a  preocupação com o meio ambiente.

Laboratórios e Projetos – Os ensaios ocorrem em 12 (doze) laboratórios nas diversas áreas da mecânica, utilizando modernos e tradicionais equipamentos nas áreas:  usinagem, soldagem, automação mecânica, automação pneumática e hidráulica, termodinâmica, mecânica dos fluidos e ensaios de materiais, entre outros. Diversos softwares possibilitam simular situações reais em ambiente digital.

Professores orientam Trabalhos de Conclusão de Curso de grande interesse não apenas de indústrias, mas também  nas áreas de saúde e inclusão social, com estudos interdisciplinares sob a orientação de professores de outros cursos. Entre os projetos recentes estão equipamentos requisitados pelo paratleta Heitor Mariano, campeão mundial da Meia Maratona de Miami e da São Silvestre de 2014, e pelo tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes de Pádua.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Atividades no âmbito da Engenharia Mecânica nas áreas industriais de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química, siderúrgica, usinas, além de atuação em áreas de segurança, meio ambiente, administrativas e comerciais.

Também nas empresas de projetos, projetando máquinas e equipamentos, nas indústrias automotivas, desde a concepção até o controle da qualidade dos veículos produzidos.

Área: Engenharia e Tecnologia

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: (*) Diurno ou Noturno

(*) – * A duração será de cinco anos, sendo um ano e meio com aulas diurnas e os três anos e meio restantes com aulas noturnas, pois nesse período há grande possibilidade de estágios.