XII Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas acontece até sexta (28), inovando com formato on-line

394

Por Julia Moura e Vitor Oliveira 

Com início nesta segunda-feira (24/08) de forma on-line, o XII Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas contou com a presença da Dra. Patrícia Marcatto Benetton e Dra. Keila Márcia Santos Souza, duas farmacêuticas voltadas para a área de Cosméticos. As apresentações vão até sexta-feira (28/08) e acontecem em dois períodos, matutino e noturno, com transmissão ao vivo pelo link.

Na abertura do evento, estiveram presentes na mesa solene a presidente da Universidade Santa Cecília, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, a reitora da Instituição, Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado, e o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Dr. Walber Toma. Roseli Simões Barreto, Delegada Regional do Conselho de Farmácia de São Paulo, também estava presente junto de Renata Tereza Gonçalves Pereira, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo.

“Nós gostaríamos, nesse momento tão especial, cumprimentar os nossos alunos que se dedicaram com muito afinco a dar continuidade ao seu curso em meio a tantas dificuldades que, com vocês, nós convivemos. Graças à participação de todos os nossos professores, o incentivo que foi fundamental para elevar a qualidade do nome do nosso curso. O farmacêutico, que hoje no meio de mais de 150 especialidades, é o primeiro e praticamente o único que tem o contato com o paciente na atenção primária do sistema de saúde. Então, quero agradecer a vocês. Não se cansem de estudar, de avançar, com muita fé e com muito empenho, porque esse curso se fez importante graças a vocês.”, agradeceu a reitora da Unisanta.

A Dra. Lúcia Teixeira ressaltou a força dos alunos durante esse período difícil, causado pela pandemia do novo coronavírus. “Se a sociedade brasileira já sabia a importância do farmacêutico, esta pandemia mostrou ainda mais essa relevância. Quero cumprimentar nossos alunos, a grande maioria na linha de frente, trabalhando, ainda fizeram esse esforço muito grande para continuar estudando. Então, vocês mostram o que é resiliência, o que é essa superação, e isso sem dúvida irá marcar.”

“Fico emocionada de estar aqui mais uma vez, na Universidade Santa Cecília, a qual foi uma escola que me fez ser quem eu sou, contribuiu para eu ser quem sou hoje. Eu estudei no Colégio, cresci com o Santa Cecília.”, relembrou Roseli Barreto.

A residente do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, Renata Pereira, destacou a importância de um evento como esse. “Faz um ano que nos encontramos naquele Simpósio lá na Universidade, e que sensacional retornar nesse formato, que é o novo normal. Eu acho que é isso que a Universidade está se propondo, quando abre não só para os seus alunos, mas para toda a comunidade a oportunidade de assistir ao Simpósio. Enquanto presidente do Sindicato, coloco a entidade à disposição. É um orgulho estar participando desse momento.”

O XII Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas iniciou com a participação da Dra. Patrícia Marcatto Benetton, que é farmacêutica especialista em Farmacologia Clínica, tem MBA em Estética e é empresária há 15 anos no setor magistral (também conhecido como setor de manipulação). Sua apresentação foi às 9h da manhã da segunda (24/08) e teve o tema “Farmácia Magistral preparada para o futuro”.

No período noturno da mesma segunda, Keila Márcia Santos Souza tratou da “Atuação do Farmacêutico na Indústria Cosmética”. Ela é bacharel em Farmácia e pós-graduada em Tecnologia Cosmética. Em 2014, Keila iniciou sua vida profissional na área como farmacêutica estagiária pela Qualifarma: Farmácia de Manipulação e Homeopatia, onde permaneceu até 2015, ano em que ingressou na Formular Serviços Cosméticos, também como estagiária, mas dessa vez em Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos, que ela define como sua área de paixão, tanto que, em 2017, deixou esse segundo posto de estágio e ingressou na empresa Alianza Indústria e Comércio de Cosméticos, atuando como coordenadora de garantia da qualidade, cargo que ocupa até hoje.

Em sua apresentação, Keila destacou o crescimento do ramo da cosmética no Brasil, que é o 4º maior mercado mundial em consumo deste tipo de produto, e comemorou a resiliência e as oportunidades de trabalho do setor, mesmo em tempos de pandemia: “São muitos setores que o farmacêutico pode trabalhar. Quanto maior a indústria, maior serão as opções de trabalho e o campo de atuação do profissional de Farmácia”. A farmacêutica ainda destacou a importância dos estágios na formação dos profissionais da área e os benefícios de boas relações e diálogo com os professores, que até nesse assunto podem ajudar: “Os dois estágios que tive foram por indicações de professores. O aluno tem que estar atento às oportunidades, pois nada cai do céu”, afirmou Keila.

PROGRAMAÇÃO – Na manhã da terça-feira (25/08), dois profissionais compartilharam suas experiências no Simpósio. Às 9h, Thiago Luiz da Luz Roese Filho, graduado em Farmácia pela Unisanta, bolsista do CNPq em iniciação científica na área de Microbiologia, e atualmente cursando seu Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra. Ele falou justamente de suas experiências no exterior, em uma apresentação intitulada “Intercâmbio Internacional – Portugal”.

Às 10h15 da manhã, ocorreu, com o título “A vida na ciência/academia: desafios e oportunidades”, a apresentação da Biomédica Dra. Tábata Takahashi França, mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda no Departamento de Imunologia ICB/USP.

No período noturno da terça-feira, a farmacêutica com MBA em saúde, Dra. Bruna Semendri De Vivo, falará sobre “O papel do Farmacêutico na PBM (Pharmacy Benefit Management)”. Bruna é Head de Operações na ePharma, com experiência no mercado de PBM desde 1999, além de membro da Comissão de Saúde do CRF/SP.

Na manhã da quarta-feira (26), com o tema: “O farmacêutico atuando na área de tecnologia”, Dr. Fábio José Caparelli Garcia, farmacêutico especialista em Administração Industrial e Farmácia Industrial, participará do Simpósio às 9h. Ele atua como gerente de projetos e entregas na empresa GSW – Soluções Integradas.

Dr. José Trezza Netto tratará do tema “Como a Auriculoterapia Francesa e a Acupuntura podem atuar em tempos de pandemia no combate à COVID-19”, às 19h30 da quarta-feira (26/08). Netto é farmacêutico especialista em Auriculoterapia Francesa e Auriculomedicina e Medicina Tradicional Chinesa; Mestre em Ciências da Saúde; autor do livro Auriculoterapia Francesa: pontos e tratamentos; diretor da Sociedade Brasileira de Auriculoterapia Francesa e Auriculomedicina; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas; coordenador e professor do Centro de Estudos de Terapias Naturais e do Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas; e professor de acupuntura das Universidades Estácio de Sá e São Caetano do Sul e do Centro Universitário SENAC.

COVID 19 – Às 9h da quinta-feira (27/08), acontecerá uma mesa-redonda com o debate sobre “Biossegurança em tempos de COVID-19”. Participarão desta mesa o farmacêutico Dr. Valter Garcia Santos e a fisioterapeuta Dra. Maria Claudia N. Passos.

Santos é especialista em Farmácia Hospitalar, Farmácia Industrial, Informática em Saúde e Administração Hospitalar, atua como farmacêutico chefe do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração (HCFMUSP), além de ser docente de cursos de graduação e pós-graduação da Unisanta.

Maria é especialista em Gerontologia, Terapia Intensiva e Aperfeiçoamento em Pesquisa em Cirurgia e Mestre em Ciências da Saúde. Além de também fazer parte do corpo docente da Unisanta.

Outra mesa-redonda acontece às 19h30 da quinta-feira, com o mesmo tema da anterior (“Biossegurança em tempos de COVID-19”). Os convidados serão novamente o farmacêutico Dr. Valter Garcia Santos e o fisioterapeuta Dr. Ivan dos Santos Vivas, professor da Unisanta, Mestre em Engenharia Biomédica e especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Pneumologia.

Às 20h45 do mesmo dia, será dada a continuidade do XII Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas com o biólogo Dr. Jaci Leme. O Mestre em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica e técnico de apoio à pesquisa do Instituto Butantan vai tratar do “Desenvolvimento de vacinas antivirais”.

Na sexta-feira (28/08), último dia do Simpósio, às 9h, a farmacêutica Dra. Flávia Pezella Rodrigues inicia o dia com o tema “Trajetória Profissional do Farmacêutico no Exterior – de São Paulo a Portugal”. Flávia tem equivalência e graduação pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, é especialista em Farmacologia Clínica, Óleos Essenciais, Fitoterápicos e Suplementos Alimentares, além de Mestre em Ciências Farmacêuticas e farmacêutica adjunta da Farmácia Porto.

A última palestra da semana de eventos fica a cargo da farmacêutica Dra. Daniela Barbosa Lopes, pós-graduanda em Acupuntura e em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica. Daniela atua como farmacêutica no Hospital São Lucas. A conversa, marcada para as 19h30, tem o tema “A experiência de uma farmacêutica hospitalar frente à pandemia de COVID-19”. E às 21h da sexta-feira (28/08), acontece o encerramento do XII Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas.

O evento é organizado pela coordenação e docentes do curso Farmácia da Unisanta e dos discentes do Diretório Acadêmico Farmacêutica Maria da Penha.