A iniciativa de Patrícia em ajudar família que perdeu casa no temporal viralizou na rede e conseguiu levantar fundos para ajudar os desabrigados. A história ocupou quase uma página do jornal destra quinta-feira (8), com o título “Drama de uma família inspira rede solidária”.

Na noite do último sábado (3/11),   a Baixada Santista sofreu um forte temporal que mudou a rotina de muitas pessoas. A advogada, professora de Direito da Universidade Santa Cecília e coordenadora do Observatório do Migrante da instituição, Patrícia Gorisch,  estava voltando para casa com o marido quando viu uma cena impactante na Avenida Pedro Lessa, em Santos.

Uma família, composta por Vilson Aparecido dos Santos, de 30 anos, sua esposa, Karen e seus dois filhos, Elias Miguel, de cinco meses,  e Maria Sophia de 5 anos, além de dois cachorros, foram surpreendidos pela forte chuva. A família, que  estava sendo transportada por uma carroça cedida por um ferro velho onde Vilson faz “bicos”, havia perdido a casa em São Vicente por causa das chuvas. A mãe descia da carroça com as duas crianças, aos prantos, sem guarda-chuva.  Foi nesse momento que Patrícia Gorisch resolveu ajudar, colocando a história nas mídias socais. Patrícia e o marido Marcus pararam o carro e conseguiram um abrigo em um estacionamento.

Essa história foi destaque nas redes sociais nos últimos dias e também fez parte de matéria publicada nesta quinta-feira (8) pelo Jornal A Tribuna no caderno de Cidades (página A-9. Patrícia conta que, depois de toda a repercussão, continua acompanhando de perto o dia a dia da família.

A professora tomou a iniciativa para a criação de uma “vaquinha virtual” com o objetivo de ajudar a família na reconstrução de sua moradia, no Sambaiatuba em São Vicente. De acordo com a publicação elas foram para lá depois que saíram de onde moravam, no bairro do Estuário em Santos, por problemas com os locatários. A meta era chegar em cinco mil reais, sendo que o valor foi alcançado em menos de um dia de doações.

“A vaquinha foi encerrada no domingo, e arrecadamos mais de R$ 11 mil. Essa quantia será revertida em material de construção. Pode ser até que sobre um dinheiro e, se isso acontecer, será revertido em imóveis, eletrodomésticos e outras partes da casa, o que for necessário”, declara Patrícia.

Dois textos contando a história completa sobre o caso e um depoimento de Patrícia Gorisch sobre o assunto foram publicados pelo Jornal A Tribuna, na mesma matéria. Confira a seguir.