Pela segunda vez consecutiva, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foi selecionada e participará do Projeto Rondon – Operação Amazônia 2006. A atividade será realizada de 4 a 19 de fevereiro, nos municípios de Porto Esperidião, em Mato Grosso e Guajará-Mirim, em Rondônia.
Porto Esperidião – O grupo que estará na cidade de Porto Esperidião, em Mato Grosso, será coordenado pelas professoras Luci Mara da Silva Lundin, que ministra aulas nos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia, e Eliza Montresol Schultz, que também dá aulas no curso de Pedagogia.
Entre os alunos participantes estão: Camila Reke, que cursa a Faculdade de Fisioterapia; Camila Aparecida Barcelos, aluna de Pedagogia e funcionária da Brinquedoteca BrincaSanta; Israel Frederico Gums Jacintho, de Gerontologia; Fabrício Silva, de Ciências Biológicas; Anderson Silvério e Renato Bitencourt, de Educação Física e Esporte.
Neste município, a equipe da UNISANTA desenvolverá projetos de orientação nas áreas de saúde e educação e atuará na formação de conselhos. Porto Esperidião possui cerca 7000 habitantes. A cidade faz divisa com a Bolívia.
Guajará-Mirim – A outra equipe que estará em Guajará-Mirim, Rondônia, terá a coordenação da professora Nilene Janine de Oliveira Seixas, docente da Faculdade de Engenharia, e do doutor Celso Volpe, professor dos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática.
Também integram a equipe Julio Keller Gomes e Eduardo da Silva Araújo, acadêmicos de Engenharia; Dione Carvalho da Silva Oliveira e Cristina Maria Simão de Camargo Almeida, estudantes de Gerontologia; Rafael Mattje de Carvalho, acadêmico de Ciências da Computação, e Carolina Pereira Simões, aluna de Ciências Biológica. Rafael está participando do Projeto pela segunda vez.
A população estimada de Guajará-Mirim é de 40.000 habitantes. A equipe da UNISANTA atuará junto ao plano diretor do município. A cidade faz divisa com o Acre e a Bolívia.
Projeto Rondon – Em 2005, a UNISANTA foi a única Universidade particular selecionada pelo Governo Federal para atuar no Projeto Rondon – Operação Acre. A equipe atuou no município de Porto Walter.
Nos anos 60, 70 e 80, o Projeto Rondon era sinônimo de sucesso, envolvendo cerca de 350 mil universitários. O projeto foi extinto em 1989, mas a vontade de resgatar o trabalho, que no passado fora abraçado com força pelos estudantes, ressurgiu nos últimos anos. Assim, por iniciativa da UNE (União Nacional dos Estudantes) em parceria com o Governo Federal, o Projeto Rondon foi retomado em 2005.