Após vencer concorrência, a Unisanta participa, desde 21 de fevereiro de 2008, do projeto Remangue-Educação, da Petrobras, visando construir viveiros para o replantio das árvores de mangue do bairro da Náutica III, dentro do Sest Senat, em São Vicente. Segundo Giordano, até 20 de março haviam sido plantadas experimentalmente 160 árvores de três espécies, em vasos feitos com garrafas PET e que já foram transportadas para o Sest-Senat.
Participam os estudantes do 4º ano de Ciências Biológicas da UNISANTA Herbert Santo de Lima e Tatiana Marques, que atuam como estagiários.
“Ao final do projeto deverão ser plantadas de 2 a 3 mil mudas de mangue na área do Sest. Além do aspecto social, o projeto contribuirá para a preservação da região costeira e a contenção de sedimentos evitando a invasão da água”, afirma Fábio Giordano, doutor em Ecologia e coordenador do projeto.
A tônica do programa é de valorizar o "ecosystem service" prestado pelos manguezais, visando neutralizar as emissões de gases derivados de carbono e assegurar uma melhor qualidade do estuário. As árvores são depuradoras de esgotos e retentoras de sedimentos que assoreariam o canal.
O objetivo do projeto é capacitar lideranças para atuar na gestão de recursos pesqueiros e geração de renda, estimulando a conscientização de jovens e promovendo o reflorestamento de manguezais. Objetiva ainda formar jardineiros e agentes comunitários que possam levar informações e técnicas sobre o assunto às escolas da região, por meio de palestras e minicursos.
Giordano é Doutor em Ecologia, diretor da Faculdade de Pedagogia e professor do curso de Ciências Biológicas da UNISANTA. “O viveiro de plantas é muito moderno e adaptado para espécies nativas. Possui 180 m2 e abrigará cerca de 2.000 mudas inicialmente. Deve chegar de Arthur Nogueira (Holambra- Viveiros Van der Hoven) no dia 22 de abril e a previsão é de que seja instalado até o dia 1º de maio”.
Programa Remar – Lançado em 2004/2005, o programa já beneficiou mais de 6 mil adultos, jovens e crianças da região. O objetivo é apoiar organizações não-governamentais, associações de bairros e entidades assistências da região a desenvolverem seus projetos a partir de investimentos que contribuam para dar maior sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida às populações carentes.
Ao final do período de patrocínio, as entidades beneficiadas permanecem no projeto como remadores, a fim de prestar auxílios e trocar experiências com as novas entidades selecionadas e promover atividades de capacitação na área social.
Ao todo serão 15 novos trabalhos de entidades de Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente que realizarão projetos sociais e de meio ambiente par a Refinaria Presidente Bernardes.