A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou, nesta quinta-feira (29), Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria Municipal de Planejamento, para o Programa de Reabilitação do Uso Residencial na Região Central Histórica de Santos – Alegra Santos.

Participarão estudantes do Programa de Estágio do Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia Civil da Unisanta, orientados por professores da área.

O objetivo do convênio é a elaboração de estudos preliminares arquitetônicos dos imóveis que aderirem ao Programa do “Alegra Centro – Habitação”. São 211 habitações coletivas (cortiços), em condições precárias e insalubres, localizados nos bairros do Centro, Valongo, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias.

O Programa visa também promover a preservação e recuperação do meio urbano e das relações de cidadania; a geração de trabalho e renda, priorizando o recrutamento de mão-de-obra local; fomentar o fortalecimento do comércio e a prestação de serviços de extensão natural das residências; propor a ampliação e a melhoria de rede de serviços públicos na área de abrangência do programa, especialmente os de caráter social – educação, saúde, cultura, esportes, transportes públicos e assistência social.

Para a Reitora de Unisanta, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, além oferecer aos nossos alunos a oportunidade de realizar um trabalho multidisciplinar e colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, o Programa promove a essa juventude a chance de ter contato com uma realidade muitas vezes distante do dia a dia deles. “É o poder de transformação mutua, para os estudantes e para os moradores destes locais”.

De acordo com o Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, os estudantes têm juventude, energia e boas ideias e darão uma enorme contribuição ao Programa.”Coordenados pelos professores, os universitários irão oferecer assessoria técnica gratuita aos moradores destes bairros, trabalhando como facilitadores”.

Etapas – Entre as etapas ou fases de execução do Programa estão: levantamento em campo da situação original do imóvel; realização de estudos arquitetônicos para adequar a edificação; discussão dos estudos com os técnicos do escritório do Alegra Centro Habitação e com os proprietários; apresentação do Pré-Projeto Arquitetônico dos imóveis.