O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta) entra mais uma vez no cenário internacional. Depois de participar do EcoManage – Programa Internacional de Gerenciamento de Zonas Costeiras, o Nese fará agora uma pesquisa sobre Evasão Escolar em Santos, que será apresentada pela Prefeitura de Santos em Turim (Itália), no projeto Mirando El Mundo, financiado pela União Europeia.

A assinatura do convênio aconteceu nesta sexta-feira, dia 30, às 10 horas, na sala da Reitoria da Unisanta. Estarão presentes a reitora Sílvia Teixeira Penteado, o coordenador do Nese e diretor da Faculdade de Administração da Unisanta, prof. Júlio Simões Jr, o secretário de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Santos, Carlos Teixeira Filho, entre outras autoridades.

Pesquisa – Inédita em Santos, a pesquisa sobre Evasão Escolar terá início imediato e será feita pelos pesquisadores do Nese, abrangendo 1.200 alunos com idade entre 14 e 29 anos. Dessa forma serão contemplados os ensinos Fundamental, Médio e o EJA – Educação de jovens e adultos. Para tanto, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santos e da Diretoria Regional de Ensino de Santos.

A previsão é que o trabalho seja entregue até março de 2011. A pesquisa será dividida em três etapas: entrevista com os alunos em suas residências; com orientadores pedagógicos e coordenadores de escolas; e encontro com as mães durante reunião de troca de experiências.