Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Ecofaxina, instituição sem fins lucrativos formada por alunos e ex-alunos do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi um dos vencedores do Prêmio Trote da Cidadania 2012 – 1º semestre, que elege as melhores práticas de trotes solidários, desenvolvidos em universidades de todo o País.

Anualmente, o Ecofaxina realiza o Trote Solidário e Ecológico em parceria com a Unisanta e o Diretório Acadêmico de Biologia Marinha, quando os calouros são convidados para participar de uma ação voluntária de limpeza e descoberta em ambiente marinho.

Em 2012, a ação envolveu calouros e veteranos credenciados como mergulhadores autônomos, que  realizaram mergulho com cilindro, acompanhados por dois instrutores. Os calouros que nunca mergulharam realizaram mergulho livre e/ou mergulho autônomo Discovery (em  que o instrutor acompanha individualmente o mergulhador novato).

Durante a ação foram recolhidas amostras de sedimento e observados macroinvertebrados (visando ampliar conhecimentos dos participantes). Os resíduos coletados foram levados para a Cidade, onde os materiais receberam uma destinação correta.

Sobre o Instituto – O Instituto EcoFaxina foi fundado em outubro de 2008 e possui como principal objetivo, desde sua inauguração, a conscientização ambiental e o desenvolvimento e execução de pesquisas, grupos de estudos, programas, atividades e uma série de ações voltadas ao Meio Ambiente. O Instituto já fez, com mais de 34 ações voluntárias, a coleta de aproximadamente 24 toneladas de lixo de diversas regiões da Baixada Santista.

Sobre o prêmio –  A Fundação Educar DPaschoal, por meio do Prêmio Trote da Cidadania, reconhece, há 13 anos, boas práticas de trote solidário em todo o Brasil. A proposta é fazer deste momento de celebração uma oportunidade de mobilização e conscientização de universitários para a prática da cidadania, considerando que violência, em qualquer situação, é um retrocesso para a sociedade com a qual sonhamos.