Criar ações que possibilitem a geração de renda e oportunidades no mercado de trabalho é um dos objetivos do convênio que será firmado segunda-feira próxima (21/5), às 9h30, entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Concessionária de Energia Elektro e a Sociedade Representativa da Vila Zilda, em Guarujá (SOREVIZ).

A assinatura da parceria ocorrerá na Sala de Atos da Universidade, no Bloco M5 da Rua Oswaldo Cruz, 277. Os moradores do bairro serão beneficiados com a promoção de cursos na área de costura e modelagem, a cargo de professores do curso tecnológico de Gestão Comercial – Moda, da Unisanta.

Os alunos dos cursos não aprenderão apenas a modelar e a costurar, mas terão noções de empreendedorismo e de mercado. A SOREVIZ é uma entidade sem fins lucrativos, que visa criar e fortalecer grupos de trabalho formados por mulheres, por meio de capacitação técnica, estímulo à produção, produção e centralização da comercialização dos produtos.

Estão envolvidos no projeto, pela Unisanta, os professores: Luiz Vidal de Negreiros, diretor de Relações Universidade-Empresa (Convênios), Camila Gonçalves, coordenadora do curso de graduação de Gestão Comercial -Moda;  Laercio Garrido, de Recursos Humanos; Marlucia Santos, Costura e Modelagem; Ronaldo Rotchelli,  Mercado; Thais Moreira, Desenho de Moda, e Magali Diniz, Empreendedorismo.

Pela Elektro, a Coordenação do Projeto é do  Sr. Ercílio Birello, com apoio do Gerente Executivo de Mercado e Suprimento de Energia da empresa, Sérgio Luiz Gatti,  e da Gerente de Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social, Marina Baggio.

Participam ainda o Presidente  do Conselho Municipal das Associações de Moradores (COMAN), José Aparecido do Nascimento e Rozenice Rodrigues do Nascimento, Presidente da Sociedade de Representantes da Vila Zilda.

O Projeto será realizado em duas etapas. A primeira, com  duração prevista de seis meses, visa qualificar os participantes nos aspectos técnicos, organizativos e de negócios, para a confecção de produtos em tecido, com valor agregado nos detalhes artesanais relacionados com a cultura local.

Os alunos terão noções de Gestão de Negócios, adequação de espaço de trabalho (limpeza, organização física e pintura) e  manutenção de máquinas de costura.

As aulas práticas serão realizadas na sede da SOREVIZ, às segundas-feiras e às quartas-feiras, divididas em duas turmas de até 25 pessoas, das 8 às 12 horas, e  das 13 às 17 horas.

A fase seguinte será “facilitar o associativismo entre as participantes, incentivando a formação de uma Organização Não-Governamental autosustentável financeiramente.

A Companhia de Distribuição de Energia Elektro, responsável pelo abastecimento do município do Guarujá, tem como um de seus objetivos criar condições necessárias ao desenvolvimento comunitário, “visando uma vida digna às mulheres da comunidade da Vila Zilda e Morro do Engenho”, por meio da capacitação do Grupo de Mulheres em temas ligados à organização comunitária, economia solidária, cooperativismo, cidadania, geração de renda, terceiro setor e construção de Plano de Negócio.