A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi uma das selecionadas para participar do Projeto Rondon – Operação Pará. A Instituição realizará atividades na cidade de Quatipuru. A Unisanta é a única instituição da Baixada Santista que participará desta Operação, que acontece no período de 6 a 29 de julho de 2012.

Proposta aprovada foi encaminhada pelo professor de Fisioterapia, Biologia e Gerontologia da Unisanta, Daniel Siqueirolli, que viajará ao município na próxima semana para avaliar as condições e necessidades do local e da população. A coordenação é do Prof. Celso Volpe, assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da Unisanta.

Os alunos que já concluíram 50% das disciplinas de seus cursos de graduação e que estejam interessados em participar, devem procurar o professor Celso Volpe, a profa. Daniela Uebele (Engenharia) ou o prof. Daniel Siqueirolli. Serão selecionados oito alunos regularmente matriculados. Outras informações pelo telefone 3202-7100, ramal 7225 (das 8h às 12h).

Rondon – O programa é coordenado pelo Ministério da Defesa e visa capacitar e informar a população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. Os universitários desenvolvem atividades benéficas para a cidade enquanto os habitantes locais mostram outro Brasil, gerando uma convivência e contato humano totalmente diferente do que acontece nos grandes centros. O trabalho é realizado diretamente com as prefeituras das cidades, tendo o apoio do Exército, no que diz respeito à segurança. Outras informações sobre o projeto: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/

História – O Projeto Rondon, que existe desde 1967, foi interrompido em 1989, pelo Estado. Na primeira fase, contou com a participação de 350 mil alunos e 13 mil professores. Eles se inscreviam e participavam na cidade onde moravam. Os melhores eram escolhidos para trabalhar em âmbito nacional. Todos realizaram uma série de trabalhos nas áreas carentes do país.

A vontade de resgatar o trabalho fora abraçada pelos universitários, ressurgindo em 2005, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE) em parceria com o Governo Federal. Hoje, o projeto acontece em duas edições por ano, uma em janeiro e a outra em junho.

Retrospectiva – Esta será a 14ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; Baião (PA), em 2008, Vitória do Xingú (PA), em 2008; Careiro Castanho (AM), em 2009; Murici (AL), Santa Rita do Araguaia (GO), Theobroma (RO), Carajás (PA), em 2010, foram os locais em que a Universidade desenvolveu suas atividades.