A Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.sp.gov.br) divulgou a lista dos sorteados que participarão do projeto Jovens Acolhedores. Na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foram inscritos 248 alunos, sendo nove o número de contemplados até o momento. A UNISANTA foi a única Instituição de ensino de Santos a aderir ao programa, que é referência em atendimento humanizado para todo o Brasil.

A lista com o nome dos contemplados e o regulamento encontram-se no site http://saude.wnet.com.br. Os aprovados devem apresentar um atestado comprovando estarem regularmente matriculado, até o dia 18 de agosto. Os demais podem consultar a lista de espera no site.

Jovens Acolhedores – Trata-se de um projeto no qual os estudantes ficam responsáveis por oferecer o primeiro atendimento a pessoas que procuram os hospitais. Para exercer a atividade, os alunos receberão treinamento para amparar os doentes e seus acompanhantes, orientando e confortando os pacientes.

Segundo informações do site da Secretaria (www.saude.sp.gov.br), um dos objetivos do projeto é a humanização na área de saúde. “A qualidade da atenção, o interesse e a responsabilidade são aspectos enfatizados pela cultura da humanização que devem estar presentes desde o momento em que as pessoas chegam aos serviços de saúde”.
Na UNISANTA, participarão estudantes matriculados no primeiro ao penúltimo ano dos cursos de: Administração de Empresas, Ciências Biológicas, Educação Artística, Educação Física e Esporte, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.

Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da Secretaria, que será complementada pela Universidade conforme o valor da mensalidade do curso. O contrato é de um ano e os participantes devem ter disponibilidade de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Na Baixada Santista o projeto será desenvolvido no Hospital Guilherme Álvaro, onde serão oferecidas 20 vagas.

Além de receber a bolsa, alunos participarão de aulas de formação, com direito a certificado, com os seguintes temas: Conceito de Saúde e Doença; Aspectos Psíquicos do Adoecer, Aspectos Psíquicos-sociais presentes nas relações humanas; Sociabilidade e Comunicação, Direitos Sociais, Cidadania e Participação na Comunidade; Processo de Trabalho na Instituição de Saúde; Políticas de Saúde: SUS e seus princípios; Humanização da Assistência a Saúde e Ética.