Após o cultivo de mudas e replantios experimentais, desde março deste ano, o Projeto Remangue iniciará, segunda-feira próxima (22), a partir das 10 horas, o trabalho de replantio em maior escala do manguezal,na Cidade Náutica III, em São Vicente. Em uma primeira fase, até março de 2009, serão replantados trechos nos bairros de Vila Margarida, Cidade Náutica e México 70, num total de um quilômetro.
A data escolhida foi o início da primavera e o Dia da Árvore, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de se recuperar os mangues degradados no Estuário de Santos e São Vicente, explica o professor Fábio Giordano, doutor em Ecologia e coordenador do Projeto. O Remangue vem sendo realizado desde março deste ano em parceria com a Petrobras, Sest/Senat e apoio da Prefeitura Municipal daquele município.
Esse projeto é desenvolvido pelo curso de Biologia Marinha da Unisanta desde 2005, e só a partir de 2008 foi escolhido para o Programa Remar, da Petrobrás, que patrocina iniciativas que contribuam para aumentar a sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida de populações carentes.
Com o incentivo financeiro do programa neste ano e as parcerias Petrobras/Sest/Senat/Seduc de São Vicente, foi construído um viveiro e produzido material didático para as aulas de adultos e crianças, além de banners para divulgação. No ano que vem haverá uma oficina de capacitação em jardinagem, para moradores Cidade Náutica III. Outros materiais, como microscópios, são cedidos pela Universidade.
Dois alunos de Biologia dão as aulas. A ênfase é para conscientizar primeiro as crianças para que elas influenciem os adultos, visando ao estímulo de preservação do ecossistema. Elas ajudaram no replantio de 500 mudas durante no trabalho experimental.
O replantio de mangue não funciona em áreas em que existe lixo à beira-mar, daí a importância do Projeto, de esclarecer os moradores dos bairros próximos. Foram conscientizadas desde março (início do projeto) cerca de 2.500 pessoas, formados 20 agentes remangue e 100 alunos de escolas municipais, para mudar comportamentos desde cedo, no sentido de se preservar o ecossistema.
Em 2005, os alunos do curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília Tatiana Marques e Herbert Lima, então no primeiro ano do curso, começaram dando aulas sobre preservação dos mangues para jovens de 11 a 18 anos que freqüentavam a sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), com a coordenação de Giordano. Eles estão até hoje nesse trabalho, agora com parcerias.