Nesta segunda-feira, dia 7 de novembro, às 10 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), recebem certificado de conclusão 15 alunos do curso de Qualificação Básica na Área da Construção Civil, que integra o projeto “O Futuro em Nossas Mãos”, da Votorantim Cimentos. As aulas, com duração de três meses, foram ministradas por professores da Faculdade de Engenharia da UNISANTA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O programa é uma parceria da empresa Votorantim Cimentos Ltda., do SENAI e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – Sinduscon-SP, que visa à capacitação de seis mil jovens de 16 a 24 anos, para a construção civil, em todo o País. Na Baixada Santista a primeira universidade a dar apoio à iniciativa é a Universidade Santa Cecília, que cedeu seus laboratórios para a realização do Curso.

As aulas foram divididas em quatro módulos: Pedreiro Assentador, Pedreiro Revestidor de Paredes, Gestão de Recursos Humanos na Construção Civil e Ética e Cidadania. A carga horária foi de 128 horas, sendo 75% direcionada para as atividades práticas e 25% para a habilidade de gestão e cidadania. Entre as ocupações prioritárias em formação estão a de pedreiro assentador e pedreiro revestidor de argamassa e cerâmica.

Convênio – Para a reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “a parceria fornece experiência, auto-estima e qualidade profissional aos jovens alijados do mercado de trabalho. O País precisa de mais segurança, autonomia, empregabilidade e a felicidade da população. Ações como esta são muito importantes”. “As entidades estão unidas para formar cidadãos com maiores perspectivas de vida. Estamos felizes com este projeto desenvolvido por entidades tão importantes”, acrescentou a diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Segundo o diretor do Senai-Santos, Valdemar de Oliveira Júnior, “o projeto leva esperança e possibilidade de inserção social e educacional, além de dar outras oportunidades a esses jovens e às suas famílias. É uma honra para o Senai trabalhar com entidades como a UNISANTA, a Votorantim Cimentos e o Sinduscon-SP”.

O coordenador nacional de Projetos Sociais da Votorantim Cimentos, Renato Ribeiro dos Santos, agradeceu “pela seriedade com que o grupo Votorantim foi acolhido pelas entidades. Buscamos o melhor na dimensão econômica e social, fazendo com que o povo tenha um futuro mais promissor.

Esperamos contar sempre com esses parceiros de hoje”. Ainda de acordo com o coordenador, oito engenheiros formados pela Universidade Santa Cecília trabalham atualmente na Votorantim Cimentos.

“Esta é uma grande oportunidade para que a juventude possa se distanciar da marginalidade”, afirmou o Diretor do Sinduscon-SP, Ricardo Yamauti. “A parceria busca aprimorar a mão-de-obra em todo o País”, concluiu o vice-presidente do Sinduscon-SP, João Batista de Azevedo.

Iniciativa – A iniciativa é inédita na Baixada Santista. O projeto já existe nos municípios de São Paulo, Barueri, Campinas, Ribeirão Preto, Diadema e Guarulhos, entre outras cidades, em parceria com diversas entidades de fomento social em todo o País. A coordenação geral é da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim, que investiu R$ 3 milhões no Projeto.