Os alunos que participaram do curso de Qualificação Básica na Área da Construção Civil, integrante do projeto “O Futuro em Nossas Mãos”, receberam, nesta segunda-feira, dia 7/11, os certificados de conclusão, no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).

O programa é uma parceria da empresa Votorantim Cimentos Ltda., do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – Sinduscon-SP. O objetivo é a capacitação de seis mil jovens de 16 a 24 anos, para a construção civil, em todo o País. Na Baixada Santista a UNISANTA foi a primeira universidade a dar apoio à iniciativa, cedendo seus laboratórios para a realização do Curso.

“Estamos dando oportunidade a quem merece. São jovens que vão mudar suas vidas e a região onde moram. Este certificado tem muito valor, pois são as pessoas que dignificam seus postos”, afirmou a reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

Para o diretor do SENAI, Waldemar de Oliveira Júnior, “o resultado foi muito bom e ainda poderá ser melhorado. Queremos continuar e reforçar o curso, já que esta é uma área profissional importante e muito diversificada”.

Segundo o diretor regional do Sinduscon-SP, Ricardo Yamauti, é muito importante formar parcerias nessa área. “Quando soubemos do projeto, de imediato houve a parceria. É muito positivo ter a oportunidade de iniciar a carreira profissional. Quanto mais oportunidades tiverem nesse sentido, melhor”.

“São parceiros maravilhosos em todos os quesitos e sem eles não chegaríamos a lugar algum. O ramo da construção civil é uma das áreas mais ricas e generosas do País. Esperamos de alguma forma ajudar no crescimento desses jovens”, concluiu o coordenador nacional de Projetos Sociais da Votorantim Cimentos, Renato Ribeiro dos Santos.

As aulas tiveram duração de três meses e foram ministradas por professores da Faculdade de Engenharia da UNISANTA e do SENAI. O curso foi dividido em quatro módulos: Pedreiro Assentador, Pedreiro Revestidor de Paredes, Gestão de Recursos Humanos na Construção Civil e Ética e Cidadania. A carga horária foi de 128 horas, sendo 75% direcionada para as atividades práticas e 25% para a habilidade de gestão e cidadania. Entre as ocupações prioritárias em formação estão a de pedreiro assentador e pedreiro revestidor de argamassa e cerâmica.

A iniciativa é inédita na Baixada Santista. O projeto já existe nos municípios de São Paulo, Barueri, Campinas, Ribeirão Preto, Diadema e Guarulhos, entre outras cidades, em parceria com diversas entidades de fomento social em todo o País. A coordenação geral é da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim, que investiu R$ 3 milhões no projeto.