Quase cinco toneladas de alimentos foram arrecadadas pelo Programa Dividindo para Somar, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), desde a sua criação em julho de 1999 até novembro de 2004. Neste ano foram doadas 1,3 toneladas.

O Programa tem por objetivo a realização e promoção de minicursos e palestras com fins assistenciais, além do incentivo da prática do voluntariado. “Procuramos semear a idéia de que se a sociedade civil não se organizar e não adotar uma postura mais participativa será eternamente refém da indiferença e da desigualdade social”, afirma seu coordenador, professor Alexandre Sobrino.

Sediado na UNISANTA, o Programa, que nasceu no curso de Ciência da Computação, conta com a participação voluntária de professores da Universidade e de convidados externos, que ministram os minicursos e palestras.

Entre os assuntos abordados desde 1999 estão: Engenharia e Qualidade: UML e Java; A ciência em busca da alma: da experiência quase-morte à reencarnação; Modelagem de dados com o Erwin; Criação de páginas para a Internet com HTML; Sonhos psíquicos e espirituais: uma visão de seu presente e de seu futuro e O fantástico mundo das cores – uma experiência multimídia.

Também foram debatidos os temas: Flash, Java e Visual Basic – uma visão prática; 50 anos da era moderna da ufologia: de Roswell a Varginha; Histórias e curiosidades da Internet: polêmicas, mitos e reflexões; Combate às drogas, um desafio para a sociedade e Ficção científica e Bug do milênio: impactos, oportunidades e oportunismos.

Várias entidades já se beneficiaram com as doações. Entre elas, a Casa da Vó Benedita; Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira; Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC); Grupo Voluntário Fênix; Associação Anjo da Guarda e Casa Caio.

Voluntariado – Desde maio deste ano, o Programa vem cadastrando voluntários para auxiliar na recepção, triagem e contabilização dos mantimentos arrecadados nos eventos de grande porte. Também são aceitas indicações de entidades para o possível encaminhamento de doações futuras. Os interessados devem acessar o site http://professores.unisanta.br/sobrino/somar-eventos.htm .