Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o SESC Santos e o Aquário Municipal de Santos promovem, de 5 a 7/6, um ciclo de palestras com o tema: “Ação de Conservação do Mar e da Cultura Caiçara”. Os professores de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Orlando Couto Jr. e Paulo de Salles Penteado Sampaio e o engenheiro e secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Élio Lopes dos Santos estão entre os palestrantes do encontro.
O objetivo é levantar informações sobre agressões, resistências e ações que tentam manter uma cultura e o ambiente marinho vivos.
No dia 5, às 20 horas, o coordenador do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta, professor MS. Élio Lopes dos Santos, falará sobre Conservação do Mar – Controle da Poluição Estuarina.
No dia 6, às 11h50, o tema será Restinga – Um Ecossistema Ameaçado, a cargo do professor MS. Paulo de Salles Penteado Sampaio, pesquisador do herbário (coleção científica de plantas) da Unisanta.
No mesmo dia, às 14h50, o professor MS. Orlando Couto Junior será um dos expositores da palestra Compromisso com a Inovação e Meio Ambiente – Dow Brasil. Couto Junior falará sobre o programa Mangue Limpo. O engenheiro químico da Dow, Alexandre Anselmo Ferreira, também falará sobre o tema.

Mangue Limpo – O Programa Mangue Limpo, desenvolvido há cinco anos pela Unisanta e Dow Brasil, tem como objetivo preservar os mangues perto dos complexos industriais e até mesmo dentro de suas propriedades, promovendo ações que visam diminuir o impacto da ocupação urbana e um ecossistema saudável.

Sustentabilidade – Couto Junior abordará o tema Ideias ambientalmente corretas que deram certo, na Semana do Meio Ambiente promovida pelo Senac/Santos.A palestra será realizada no dia 3/6, às 19h30, no Senac, Av. Conselheiro Nébias, nº 309 – Vila Mathias. O evento ocorre em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), do dia 1º a 6/6, em 36 unidades do Estado. As palestras são abertas ao público.