Em 2003, a Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos, entrou para a história como a primeira instituição de ensino a abrigar um campeonato brasileiro absoluto de natação, com a realização do Troféu José Finkel. Agora, conforme o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho, a Unisanta terá a honra de ser a primeira a sediar uma edição do Troféu Maria Lenk, fora do Rio de Janeiro.
A escolha, conforme o dirigente, decorre dofato de aUniversidade santista despontar como um centro de excelência e referência para a natação brasileira, apontada ainda como potência universitária da natação brasileira.
A Unisantafigura entre as três maiores forças do esporte do País, status ostentando apenas por dois poderosos clubes de capitais nacionais, o EC Pinheiros, de São Paulo, e o Minas Tênis, de Belo Horizonte.
Para o Pró-Reitor Administrativo da Universidadee presidente da Associação Santa Cecília Esportes, Marcelo Teixeira, além da imensa honra, a primazia faz despertar um enorme sentimento de responsabilidade. “Mais uma vez vamos receber a elite de natação brasileira, entre os quais figuram campeões olímpicos e recordistas mundiais. Mas podem estar certos que, a exemplo de 2003, teremos uma competição nota 10, como bem definiu nosso querido presidente Coaracy”, afirmou.
“Vamos ter um evento de repercussão internacional, no qual todos os detalhes precisam estar muito bem ajustados”, destaca Teixeira.
Desde o rebatismo de Troféu Brasil para o Troféu Maria Lenk, em homenagem a grande atleta da natação brasileira, a competição vinha sendo realizada no Rio de Janeiro, mas especificamente no Conjunto Aquático que leva o mesmo nome, e que está localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.