Prof. Dr. Rafael Pedrosa faz reflexão sobre o Dia do Trabalhador Portuário comemorado hoje (28/1)

693

Nesta quinta, 28 de janeiro, celebramos o Dia Nacional do Trabalhador Portuário. A data é festejada em alusão à abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, em 1808, por conta da assinatura da Carta Régia – nesta mesma data – e oito dias após a chegada da corte portuguesa à Bahia fugindo da invasão dos exércitos de Napoleão em Portugal.

Trata-se de uma data histórica, que reconhece a importância do setor portuário e de seu trabalhador para a economia brasileira há centenas de anos. No dia a dia, os portuários que somam cerca 50 mil profissionais no país, hoje têm como principais atividades a execução de serviços tipificados em seis áreas: bloco, capatazia, conferência de carga, conserto de carga, vigilância de embarcações e estiva.

O porto sempre caminhou lado a lado com a Unisanta que investe e acredita no setor num laço histórico materializado na instituição através do Núcleo de Estudos Portuários Marítimos e Territoriais (NEPOMT), constituído por pesquisadores, docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unisanta, que têm interesse na produção científica, contribuindo com a construção de conhecimento e pesquisa de qualidade para o setor.

É sede do Observatório Portuário, único do país que oferece serviços e integração entre a universidade e as empresas do setor, beneficiando alunos, gestores e sociedade com o fomento do desenvolvimento do setor que mais cresce no país, e conta ainda com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH). Além disso, os cursos de pós-graduação da Instituição na área portuária são os únicos que propiciam ao aluno integração com o mercado de trabalho e vivência prática in loco, através de convênios com empresas do porto.

Os laços são muitos, os agradecimentos pela histórica contribuição com o desenvolvimento do nosso país também, mas a admiração e o respeito a esses trabalhadores é ainda maior.

Parabéns aos Trabalhadores Portuários!

Prof. Dr. Rafael Pedrosa
Coordenador do MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais; da Pós-graduação em Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro e Gestor do Observatório Portuário

—————————————————————

Confirma os cursos oferecidos na Unisanta ligados à área portuária:

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Administração – o curso oferece disciplinas que fazem o link com o porto na formação do aluno.
Vagas – 250
Duração – 4 anos

Direito – possui na grade a disciplina de Direito Marítimo e Portuário
Vagas – 240
Duração – 5 anos

Arquitetura e Urbanismo – planejamento e composição da ligação cidade-porto. A Unisanta é ponto focal da Asociación para la Colaboración entre Puertos y Ciudades, Seçãos América Latina e Caribe, RETE.
Vagas – 120
Duração – 5 anos

Engenharia de Produção – curso aborda questões logísticas e de planejamento ligadas ao setor portuário.
Vagas – 150

Engenharia Civil – tem matérias voltadas ao Porto, como Portos e Ferrovias
Vagas – 300
Duração – 5 anos

Também existem disciplinas ligadas à área portuária nos demais cursos de Engenharia: de Computação, Mecatrônica, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Química.

Mais informações: https://vestibular.unisanta.br/

CURSOS TECNÓLOGOS

Logística – curso voltado para as operações logísticas que permeiam as atividades portuárias.
Vagas – 80
Duração – 2 anos

Comércio Exterior – curso voltado para os trâmites operacionais e documentais dos processos de Importação e Exportação realizados no porto.
Vagas – 80
Duração – 2 anos

Mais informações: https://vestibular.unisanta.br/

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais
Vagas – 40
Duração – 18 meses

Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro
Vagas – 40
Duração – 18 meses

Também há disciplinas ligadas à área portuária nos seguintes cursos de pós-graduação: Direito do Trabalho e Previdência Social; Engenharia da Confiabilidade, Engenharia de Produção; Engenharia de Segurança do Trabalho; MBA Desenvolvimento de Gestor de Pessoas e MBA Executivo – Gestão Empresarial.

As inscrições podem ser feitas no site www.unisanta.br/posgraduacao
ou na Secretaria de Pós-Graduação da Unisanta, situada no Bloco F – sala 32 – 3º. andar, Rua Cesário Mota, 8.

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD

A Unisanta também oferece cursos de graduação modalidade EAD abrangendo a temática do Porto: Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Segurança Pública, Comércio Exterior, Empreendedorismo, Gestão Ambiental.
Outras informações e inscrição: https://ced.unisanta.br/cursos/posgraduacao

MESTRADO E DOUTORADO
Conexões amplas com as pesquisas e projetos industriais nas áreas portuárias, como desenvolvimento modal, ferrovias, questões de avaliações de impactos ambientais, adaptação da problemática de questões climáticas, sustentabilidade ambientação, imigração e direitos de saúde, entre outros tópicos.

São eles:
MESTRADOS
Auditoria Ambiental
Direito da Saúde: Dimensões Individuais e Coletivas
Engenharia Mecânica
Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos
Ciência e Tecnologia Ambiental

DOUTORADOS
Engenharia Mecânica
Ciência e Tecnologia Ambiental

Outras informações e inscrições: Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados
E-mail: strictosensu@unisanta.br