A primeira edição de 2007 do programa Dividindo para Somar, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) arrecadou 113,9 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à Casa da Esperança. As doações foram feitas pelo público que compareceu ao último minicurso sobre a linguagem C++, ministrado pelo professor de Ciência da Computação Luiz Antonio Ferraro Mathias no dia 3 de março.

Desde a criação do programa, em julho de 1999, já foram arrecadados mais de 8,5 toneladas de alimentos. Criado pelo professor Alexandre Sobrino e sediado na UNISANTA, os minicursos e palestras são abertos à comunidade acadêmica e externa. Os temas são sobre diversos assuntos, de tecnológicos a humanísticos, desde novos softwares a sonhos psíquicos, multimídia e combate a drogas. Para o ingresso, o interessado doa alimentos não perecíveis, cuja quantidade varia de acordo com o tipo do evento.

As palestras e minicursos são ministradas por professores da Universidade, alunos, ex-alunos e convidados externos, já que um dos objetivos é incentivar a prática do voluntariado, procurando semear a idéia de que, se a sociedade civil não se organizar e não adotar uma postura mais participativa, será eternamente refém da indiferença e da desigualdade.

Só em 2006, as entidades beneficiadas foram: Associação Prato de Sopa, Cruzada das Senhoras Católicas, Casa Semente de Luz, Lar Santo Expedito, Pastoral da Criança, Grupo Amigo do Lar Pobre, Creche da Vovó Alaíde, Grupo Espírita André Luiz, Associação Cristã Beneficente Eurípedes Barsanulfo e Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais.

O Programa aceita e recebe com freqüência indicações de entidades que partem da própria comunidade, beneficiando desde instituições com trabalho social plenamente reconhecido a novas instituições reconhecidas como de utilidade pública.

Desde maio de 2004, o Programa Dividindo para Somar, através de seu site, vem cadastrando voluntários com o objetivo de auxiliar na recepção, triagem e contabilização dos mantimentos doados nos eventos de grande porte. Atualmente, também são aceitas indicações de entidades para o possível encaminhamento da arrecadação de futuros eventos.

A relação completa dos eventos realizados bem como a prestação de contas atualizada pode ser encontrada no website acadêmico.