Com os objetivos de conhecer e divulgar a atual situação da cidade de São Vicente, o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (NESE/ UNISANTA) realizou no mês de outubro desse ano uma pesquisa inédita de emprego e desemprego na cidade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 8, no Consistório da universidade.

Para abrir o evento, a Reitora, Silvia Teixeira Penteado parabenizou a equipe do NESE por esta iniciativa. “É um trabalho importante que ajuda a sociedade a tomar decisões e propor soluções para os problemas sociais da região, em cima de dados concretos”, disse a reitora.

A pesquisa demonstra que o índice de desemprego é de 21,61%, um número elevado se comparado à região metropolitana de São Paulo, que apresenta índice de 14,6% e também de Santos, que é de 14,75%. Entre os desempregados, a maioria é mulher (65%) e possui apenas o ensino médio completo (38,89%).

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos empregados (49,77%) trabalha na própria cidade. O que faz com que São Vicente deixe de ser classificada como uma cidade dormitório, onde a maioria da população trabalha em outros municípios.

Segundo o representante da prefeitura de São Vicente, Jânio Francisco Benith, o estudo vem contribuir para o desenvolvimento da cidade. “Iremos utilizar estes dados como base para melhorar os principais problemas de desemprego, como por exemplo, capacitar os jovens para o mercado de trabalho”, disse Beneth.

Para realizar o estudo, foram pesquisadas 1659 pessoas, o que corresponde a 0,5% da população residente do município. A escolha dos entrevistados foi feita através de uma seleção sistemática de domicílios. A margem de erro é de 2,45% sobre os índices apurados.