O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (NESE) realizou nesta quinta-feira (10), na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) um treinamento para os doze conselheiros que compõem o Conselho Municipal Anti-Drogas (COMAD). Eles aplicarão, amanhã (sexta-feira, 11), uma pesquisa sobre qualidade de vida com aproximadamente 400 alunos do Ensino Médio, em cerca de dez escolas públicas de Santos. “Através do questionário, podemos nos embasar para saber quantos usam drogas lícitas e ilícitas na cidade”, disse o presidente do COMAD, Eustázio Alves Pereira Filho.

Segundo ele, a Ação Permanente na Prevenção às Drogas, com este projeto Todos por Santos, tem o objetivo de, após o resultado da pesquisa, fazer com que as políticas públicas incentivem mais campanhas contra drogas lícitas e ilícitas.

O NESE participa do projeto com o desenvolvimento do questionário, tabulação e análise do mesmo, que verificará o número de alunos que têm acesso a drogas lícitas e ilícitas, com que idade eles têm contato, qual o relacionamento familiar, dentre outras. “Dependendo do relacionamento que o adolescente tem em casa, pode abrir portas para as drogas. Se os pais vêem muita televisão e não conversam muito, o filho pode entrar nesse caminho”, afirma Júlio Simões Júnior, supervisor geral do NESE, e diretor do curso de Administração.

O projeto tem apoio da Secretaria de Saúde e de Educação de Santos, COMAD, NESE e UNISANTA.