Os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unisanta participam de uma nova edição do programa Cérebro Ativo, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. O projeto utiliza Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para apoiar a prevenção do declínio cognitivo e da Doença de Alzheimer, atendendo prioritariamente o público acima de 50 anos. Para auxiliar os idosos a baixarem o jogo, preencherem um cadastro e tirarem dúvidas sobre como devem jogar, 30 alunos voluntários participam semanalmente da iniciativa como parte da Atividade de Extensão Curricular dos cursos.
Durante as “aulas”, são realizados exercícios on-line para estimular a memória, a atenção, o raciocínio, o relaxamento corporal e a interação social, que contribuem para o acompanhamento da saúde das pessoas idosas e fortalecem políticas públicas voltadas ao bem-estar e ao envelhecimento ativo.
A atividade é resultado de uma articulação entre a ISGAME, a Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Ponta da Praia (SMPP) e as secretarias municipais de Saúde (SMS), da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e das Prefeituras Regionais (Sepref).
Os estudante da Unisanta foram preparados para o projeto pela coordenadora de Políticas de Idosos da Prefeitura de Santos, Ana Bianca, que fez uma palestra sobre longevidade para os monitores como forma de treinamento. Através desses jogos são medidas algumas tendências de doenças psicológicas, e o público presente terá um acompanhamento profissional e, se for o caso, um psicólogo entra em contato particularmente com a pessoa para orientar.
Um dos pontos fortes desse programa, assim como do Programa Inovação e Longevidade no Parque Tecnológico, é a intergeracionalidade. Segundo o coordenador de Sistemas de Informação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unisanta, Antônio Carlos Guerra, são inúmeros os elogios dos idosos quanto à paciência e atenção recebidas dos jovens universitários, que se mostram gratos pela oportunidade de trabalhar nesses projetos.
Os atendimentos acontecem às segundas-feiras na Policlínica da Areia Branca, na parte da tarde; às quartas-feiras, na Policlínica do José Menino (tarde); e às sextas-feiras e aos sábados pela manhã, na Sociedade de Melhoramentos da Ponta da Praia.
O programa terá uma pausa na semana antes do Natal, sendo retomado em fevereiro, oferecendo oportunidades para mais alunos atuem.
Fonte: Prefeitura de Santos
