O Mestre Márcio Rodrigues dos Santos, professor do curso de Educação Física (Fefesp) e responsável pelo Projeto Capoeira Escola para Todos, receberá o Prêmio Zumbi dos Palmares nesta sexta-feira, 28 de novembro, no Palácio José Bonifácio, em Santos. A homenagem reflete não apenas sua trajetória exemplar dentro da Capoeira, mas também seu compromisso incansável com a educação, a inclusão social e a valorização da cultura afro-brasileira. O prêmio é uma homenagem concedida a indivíduos e instituições que se destacam na luta contra o racismo e outras formas de intolerância.
Márcio vem acumulando premiações. Recebeu o título de Cidadão Vicentino, em 2020; ganhou da Prefeitura de Salvador o prêmio “Berimbau de Ouro”, reconhecido globalmente como a maior premiação da categoria; e, em 2019, foi condecorado com a Medalha Quintino de Lacerda, concedida a pessoas ou entidades que saem em defesa dos direitos dos afrodescendentes. Ele também recebeu a Medalha de Mérito pelos 20 anos do CREF-SP (Conselho Regional de Educação Física), em 2018, e foi um dos vencedores do Projeto Rexona Quebrando Barreiras no Brasil.
Ao longo de 30 anos, como coordenador do Projeto Capoeira Escola, Mestre Márcio construiu um legado. Criador da Metodologia Capoeira para Todos, ele transformou a arte da capoeira em uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de alcançar diversos segmentos da sociedade. Seu trabalho visa incluir pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na Baixada Santista, promovendo autoconfiança, protagonismo e pertencimento cultural.
Além de sua atuação comunitária, Mestre Márcio também se destaca como coordenador pedagógico das Vilas Criativas, onde segue inspirando por meio de práticas educativas didáticas.
O Prêmio Zumbi dos Palmares é um marco na caminhada de quem faz da capoeira um gesto de resistência, inclusão e esperança, e o compromisso do Mestre com a formação humana faz da capoeira não apenas um patrimônio cultural, mas um instrumento vivo de transformação social.
