A Universidade Santa Cecília – Unisanta comemora mais uma vez o Dia Nacional da Filantropia (20 de outubro) com o expressivo número de 2 milhões e 200 mil atendimentos em prol da comunidade. Esse reconhecimento é atestado por renomadas entidades que incentivam a prática da responsabilidade social nas instituições de ensino, como Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES) e Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Fonif).

Certificada com o Selo Instituição Socialmente Responsável 2019-2020 pela ABMES, a Unisanta confirma seu comprometimento na busca soluções que reduzam problemas sociais e ambientais. Em apenas um ano, professores, diretores, coordenadores e colaboradores da Instituição tiveram cerca de 140 mil horas de dedicação em projetos sociais.

As Clínicas de Fisioterapia e Odontologia somam cerca de 70 mil atendimentos anuais, além de estarem entre as mais bem equipadas da região, oferecendo inúmeros tratamentos e buscando inovações. A Clínica de Fisioterapia inaugurou em 2019 o 1º Ambulatório para Hemofílicos do Litoral Paulista. O Projeto Esculpir, Bebê Clinica e Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais, realizados pela Clínica de Odontologia, promovem o atendimento preventivo da saúde bucal de adolescentes e crianças de comunidades carentes, crianças e PcD (pessoa com deficiência).

Na área do Direito, a Unisanta conta com o Juizado Especial Cível, primeiro da região em Instituição de Ensino Superior, que realiza cerca de 6 mil atendimentos anuais. É também o primeiro a ser instalado em Portos no mundo todo. O Escritório de Assistência Judiciária e a unidade do Procon também fazem parte dos projetos da Unisanta na área jurídica.

Outro projeto que merece destaque é o Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia Civil, que já teve em torno de 31 mil beneficiados. Seu foco é a criação de projetos para entidades beneficentes e comunidades carentes. Alguns dos trabalhos são o Programa de Reabilitação do Uso Residencial na Região Central Histórica de Santos, em convenio com a Prefeitura Municipal de Santos, e recentemente, o projeto de reforma do Palácio da Polícia de Santos.

Durante a pandemia – As ações sociais não pararam durante a pandemia por Covid-19. Mais de 3 mil máscaras de proteção de rosto (Face Shields), por exemplo, foram produzidas no InovFabLab (laboratório de inovação tecnológica e criatividade) da Unisanta e entregues para os hospitais da Baixada Santista – SP. O projeto, intitulado Hope Shields, é realizado em parceria com o Rotary Club de Santos-Porto e Rotary Club Satélite de Santos-Porto.

Entre as instituições beneficiadas pelo projeto estão o Hospital Guilherme Álvaro e a Santa Casa de Santos. Também receberão o equipamento o Hospital dos Estivadores, Hospital de Pequeno Porte da Prefeitura (HPP Central), Hospital de Campanha UPA da Zona Leste, UPA Central, UPA da Zona Noroeste, Crei (São Vicente), Hospital Santo Amaro (Guarujá), além de 33 Policlínicas da cidade de Santos.

Para mais informações sobre esses e outros projetos, acesse aqui.