Formada em Jornalismo, Beatriz Viana lança seu primeiro livro e é destaque na mídia regional

373

Beatriz Viana, ex-aluna do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, foi destaque no jornal A Tribuna e no jornal Boqnews com o lançamento de seu primeiro livro “A mulher jornalista no cinema”, onde faz uma análise de 50 anos de cinema.

“Nesta que é uma das primeiras bibliografias sobre o tema, a autora analisa estereótipos de gênero em filmes norte-americanos com protagonistas jornalistas e padrões utilizados em Hollywood, nos últimos 50 anos, para a representação da mulher jornalista nos cinemas e seu peso no imaginário popular sobre a profissão”, escreveu o jornal A Tribuna sobre o livro, que foi lançado em agosto deste ano pela Editora Appris.

A ideia para o livro veio em 2018, através de pesquisas realizadas para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com análise de 31 filmes para verificar os estereótipos da mulher jornalista. Na época estudante, conseguiu participar de diversos seminários e eventos no Brasil para apresentar sua monografia, além de ter sido convidada para participar da 22ª edição da Youth Assembly (Assembleia da Juventude), realizada pela Friendship Ambassadors Foundation (FAF), realizada na sede da ONU, em Nova York.

Para o desenvolvimento do livro, Beatriz continuou suas pesquisas, chegando a analisar 90 filmes. Além dessa pesquisa, a jornalista também traz em sua obra um contexto histórico da mulher no cinema, do Jornalismo e do feminismo.

“Não há uma solução rápida para o fim das desigualdades. A luta contra preconceitos, estereótipos, convenções sociais e tabus é uma ação constante. Enquanto houver perseverança e paciência em entender e explorar os caminhos da empatia, haverá chances de tornar este mundo um pouco melhor e mais justo do que o encontramos. Que este livro sirva de instrumento para essas mudanças tão necessárias”, comentou Beatriz, para o jornal Boqnews.

Confira aqui a matéria do Boqnews.

Leia a matéria do jornal A Tribuna