Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto Ecofaxina – uma Sociedade Civil sem Fins Lucrativos formada por alunos de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta) -, realizará a 25ª Ação Voluntária – Ecofaxina, neste sábado, dia 4, na região de mangue do Jardim São Manoel, em Santos. O grupo sairá às 9h, em frente à Universidade, com previsão de retorno às 15 horas.

As atividades de coleta de resíduos sólidos e educação ambiental têm apoio da Unisanta, Prefeitura Municipal de Santos, Terracom, Project AWARE Foundation, Centro Acadêmico Atlético de Biologia Marinha, entre outros parceiros.

Conscientização – Fundado em outubro de 2008, o Instituto já retirou várias toneladas de lixo do estuário. Além da limpeza do meio ambiente, o grupo realiza monitoramento e educação ambiental por meio de ações desenvolvidas com a ajuda de voluntários, buscando ainda promover o bem-estar social, o resgate da auto-estima e a geração de renda nas comunidades participantes.

De acordo com William Rodriguez Schepis, estudante do 4º ano de Biologia Marinha da Unisanta e fundador do Ecofaxina, uma das principais metas a serem alcançadas é “reverter o quadro de degradação ambiental, atuando em parceria com as comunidades residentes nas áreas ecológicas”.