Alunos de Fisioterapia da Unisanta receberam o prêmio Jovens de Atitude, na categoria grupo, pelas atividades realizadas no projeto “Fisioterapeutas do Sorriso”. O prêmio foi entregue pelo Caderno Campus, no último dia 27/10.

Coordenado pela aluna Michelle Didone, diretora Social e de Lazer do Diretório Acadêmico Eugênio Lopes Sanchez (DAELS) da Faculdades de Fisioterapia, o projeto completou uma década em agosto deste ano. Cerca de 500 alunos já passaram pelo grupo. Em 2011, mais de 100 estudantes já participaram das atividades. Atualmente, são efetivos 15 participantes que, pelo menos uma vez ao mês, fazem visitas a hospitais, creches, asilos e orfanatos.

“Com os meios terapêuticos e lúdicos tentamos trazer qualidade de vida e esperança para as pessoas”, revela o aluno do primeiro ano, João Victor Maciel Mendes.

Histórico – Criado em agosto de 2001, o grupo Fisioterapeutas do Sorriso nasceu de uma iniciativa de ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. O grupo atua voluntariamente, fora do horário de aulas. Com muita descontração e brincadeiras, os alunos aplicam alguns conhecimentos específicos da profissão, como orientação postural e exercícios de coordenação motora. Entre as áreas de trabalho estão a Pediatria, Oncologia e a Neurologia.

Em todas as apresentações, os universitários se caracterizam com roupas que lembram o vestuário dos palhaços: calças largas, rostos pintados, penteados especiais e o típico nariz de bola vermelha. A camiseta traz um slogan criado pelos alunos de Publicidade, “Um sorriso custa menos que um remédio”.
Os alunos buscam, através do amor ao próximo e de gestos simples, proporcionar suporte psicoemocional às pessoas de nossa comunidade e em especial crianças, idosos e pacientes dentro dos hospitais.

O objetivo é possibilitar a diminuição da dor e do sofrimento, resultando em uma diminuição de queixas sobre dores no corpo, uma melhora na qualidade do sono, aumento da imunidade natural, aumento da disposição para alimentação, diminuição do receio e insegurança quanto ao ambiente hospitalar ou institucional, uma disposição otimista frente às dificuldades do cotidiano, maior habilidade na resolução de questões da vida diária, entre outras.
O projeto crê que a mudança de comportamento vá acarretar uma diminuição no tempo de internação, melhor convivência dentro das instituições, e melhor abordagem nos relacionamentos interpessoais dentro da comunidade e da sociedade.

Nestes anos foram atendidas instituições e entidades como a creche Estrela do Amor, no México 70, em São Vicente, o Hospital Santo Amaro, instituições santistas Casa do Sol, Associação Anjo da Guarda, Universo do Ser, Casa da Esperança, SESC, creches Estrela Guia e Santo Antônio, A e A Stella Maris, Catedral de Santos, Educandário Anália Franco, Educandário Santista, Casa de Repouso São Miguel Arcanjo, Centro Espírita Dr Luiz Monteiro de Barros, Sociedade São Vicente de Paulo, Nurex – Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente, Núcleo Tia Édna, entre outras.

Informações sobre os Fisioterapeutas do Sorriso podem ser obtidas no endereço www.facebook.com/fisioterapeutasdosorriso, pelo e-mail fisioterapeutasdosorrisosantos@live.com ou pelo telefone 3202-7156.