Os estudantes de Fisioterapia que atuam no Ambulatório Pós-Covid Unisanta participaram do curso da Cruz Vermelha sobre Primeiros Socorros com foco em reanimação cardiopulmonar na última quinta-feira (17).

O curso de Primeiros Socorros faz parte de umas das ações do Ambulatório para garantir a segurança dos pacientes. Silmara Lima de Arquirusal, enfermeira e coordenadora do departamento de primeiros socorros da Cruz Vermelha, destaca a importância da participação dos alunos da Unisanta.

“O domínio das técnicas de primeiros socorros constantemente salva vidas, pois, às vezes, quando o serviço especializado chega para o atendimento, pode ser tarde demais. É um conhecimento que eles vão usar no dia a dia e na profissão, também se tornam multiplicadores de aprendizado porque podem ofertar esse ensinamento para outras pessoas”, comentou.

A enfermeira explica que o curso tem como objetivo reforçar o conhecimento que os alunos têm em desobstrução de vias aéreas, através da manobra de Heimlich em pessoas que evoluem para parada cardiorrespiratória com pressão torácica, chamada de RCP – reanimação cardiopulmonar.

Coordenador do curso de Fisioterapia da Unisanta, José Luis Portolez também ressalta o papel do curso para os alunos que participam do Ambulatório de Recuperação. “O treinamento é fundamental para nossos alunos estarem aptos em um atendimento emergencial. Os pacientes que vêm em processo de recuperação, muitas vezes, ainda estão instáveis, então os alunos já têm uma exata dimensão do que ser feito no primeiro momento”, disse.

Para os alunos, a experiência do Ambulatório e o aprendizado são gratificantes. “Convivemos com crianças e idosos, por isso é importante conhecer a prática para que estejamos sempre prontos para atender. A experiência de participar do Ambulatório foi muito gratificante e vou levar para minha carreira profissional”, ressalta Douglas Pupo Romano, aluno de Fisioterapia.

Lorenna Felix, aluna de Fisioterapia, também se diz realizada com a oportunidade. “A faculdade já impulsiona esse conhecimento teórico e acadêmico para gente. Com esse curso externo, é como uma extensão da grade porque nos encontramos efetivamente preparados”, exalta.

“O ambulatório é muito importante para auxiliar na qualidade de vida e reabilitar o paciente para sociedade. Muitas pessoas chegam debilitadas e isso afeta diretamente na vida, não só na parte funcional, mas também psicológica e até no trabalho”, finaliza a aluna.