Apesar do tempo nublado com esporádicas chuvas, o público compareceu no 1º Festival Biosurf, realizado pelo curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), domingo (20/4).
O evento cumpriu seus objetivos: conscientizar sobre as ameaças à Terra e a sobrevivência do Homem com oficinas de reciclagem e palestras, e integrou alunos e convidados por meio de aulas e campeonato de surf.
Os presentes foram alertados sobre os perigos do aquecimento global e a má preservação do meio ambiente, que podem ocasionar enchentes, seca e extinção de espécies dentre outros prejuízos à natureza. Adultos e crianças participaram das oficinas e elogiaram a iniciativa. Breno Castro, 5, foi um deles. “Meu filho gosta deste tipo de atividade, a gente sempre tenta mostrar a importância da responsabilidade social, ainda mais sabendo que a geração dele pode sofrer as conseqüências ou ter que se adaptar às mudanças climáticas”, disse Roberto Castro, pai de Breno, enquanto o menino cortava garrafas pet para fazer vasinhos de planta contra a dengue.
O evento contou com o apoio e a presença do vereador Fábio Alexandre Nunes, o Prof. Fabião, que enalteceu a importância deste tipo de iniciativa. “Vocês estão de parabéns, conseguiram organizar um evento com um belo propósito e boa vibração. Biólogos são muito importante para a sociedade, têm uma visão diferenciada do mundo. Não tinha visto um evento como este na região. Eu apoio a idéia”.
Monitores e voluntários distribuíram saquinhos de lixo pela praia e alertaram sobre os efeitos do lixo diário produzido por nós, se despejados de forma irregular. A reciclagem é o melhor jeito de aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram.
Campeonato de Surf
Os 24 atletas que participaram do campeonato foram divididos em 6 baterias de 20 minutos cada, na primeira fase. Com ondas de até um metro nas séries, apenas 12 surfistas passaram para a segunda fase, que ficou mais disputada após a redução de cinco minutos nas baterias. A semi-final foi disputada em duas baterias.
1º. Bateria 2º. Bateria
Rafael DisaroAugusto César
Danilo Molinari Fernando Cortez
Emerson Miranda Paulo Costa
Alexandre Oliveira Márcio Soares
Já no final da tarde,a decisão foi o centro das atenções do público, que se juntou em volta do palanque para aguardar o campeão. Emerson Miranda, Alexandre Oliveira, Fernando Cortez e Augusto César ficaram 20 minutos dentro d’água para definir quem levaria o vale-prancha, prêmio do primeiro colocado. Somando 23 pontos dados pelos três juizes, Emerson Miranda levou a melhor, deixando Augusto César com 17,5, Fernando Cortez com 13 e Alexandre Oliveira com 11 pontos. Além dos troféus, os atletas levaram kits de acessórios para casa.