A Universidade Santa Cecília foi a única da Baixada Santista que participou do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, do Governo Federal.

A equipe de alunos e docentes da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que participou da Operação Parnaíba no Projeto Rondon, foi recepcionada pela reitora e pela presidente da instituição, respectivamente Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Teixeira, nesta terça (19/02).

O grupo atuou na cidade de Novo Santo Antônio, localizada a 116 km de Teresina, e fez grandes mudanças na região. Eles desenvolveram ações dos voluntários em capacitação dos munícipes de diferentes áreas, sendo elas, Português Instrumental; Informática; Políticas Públicas; Educação Ambiental; Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário; Tratamento da Água; Produção, Descarte e Manejo do Lixo; Tecnologias Sociais; Geração de Renda; Turismo; e Gestão Pública.

“Além de desenvolver o lado cidadão do universitário, o projeto Rondon desenvolve muito o amor pelo próximo, a compaixão e a aceitação do outro na condição dele. É um trabalho bastante intenso, que tem muitas atividades para serem feitas. Nessa operação do Piauí, a equipe da Unisanta ficou responsável por 10% do trabalho de todo o contingente atendido pela operação. Fizemos quase 2 mil atendimentos no período de 15 dias. Foram várias capacitações e essa interação com a comunidade fortalece muito a cidadania de todos os envolvidos”, disse o coordenador do Projeto Rondon pela Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas.

Participação de alunos

Os alunos voluntários ficaram muito felizes com a oportunidade de poder ajudar outras pessoas. “Foi uma experiência incrível. Ter contato com outras regiões do País que normalmente não conheceríamos se não fosse o Rondon não tem preço. O pessoal de lá foi muito receptivo e caloroso apesar de todos os problemas que eles sofrem. É uma lição de vida que realmente ficará marcada para o resto da vida”, afirmou Tiffany Morini de Azevedo Ribeiro, aluna de Ciências Biológicas.

“Foi muito interessante conhecer outras culturas. Aprendemos muito com a população que vive aquele contexto. A gente muda nossas percepções e conceitos”, disse Tauan Dantas, estudante de Educação Física e Esporte.

Participaram da Operação Parnaíba o coordenador do Projeto Rondon pela Unisanta, Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas, a professora Maria Fernanda Penteado Pedroso e os universitários Allan Rios Barbosa (Educação Física); Ariadny Amorim de Camargo (Arquitetura); Igor Zaarour Alves (Engenharia Mecânica); Tauan Dantas do Nascimento (Educação Física); Thaís Beserra da Fonseca (Engenharia Produção); Thiago Pongelupe Ribeiro (Engenharia Química); Tiffany Morini de Azevedo Ribeiro (Ciências Biológicas) e Viviane Souza Santos (Engenharia Civil).

Rondon – O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Confira como foi a preparação dos alunos para a viagem em Alunos da Unisanta embarcam para o Piauí, rumo ao Projeto Rondon.