Após 15 dias, a equipe da Universidade Santa Cecília (Unisanta) que participou de mais uma edição do Projeto Rondon, retornou de Vitória do Xingu (PA), no último domingo, 27 de julho, onde ocorreram os trabalhos.
O grupo foi composto por seis alunos (sendo dois de Biologia, dois de Engenharia Civil, um de Engenharia de Telecomunicações e um de Engenharia Química), coordenados pelo professor de Engenharia e coordenador do projeto, Celso Volpe.
O programa visou capacitar e informar à população local, promovendo ensinamentos sobre direitos, deveres, cuidados e cidadania. O trabalho foi realizado diretamente com a prefeitura de Vitória do Xingu, tendo também apoio do Exército, no que diz respeito à segurança.
A aluna do 4º ano de Biologia, Sabrina Fortes Ferreira, considerou a experiência vivida no Pará como única. “Quem nunca foi e ainda tem a oportunidade de ir, deve conhecer. É um verdadeiro curso intensivo de Brasil, que mostra um lado pouco visto do nosso País”.

A estudante lembrou também de momentos inesquecíveis em sua viagem junto ao grupo da Unisanta. “A população nos recebeu com muito carinho, e isso chamou muito nossa atenção. Fora que, além de tudo, conhecer a floresta amazônica e sua imensidão é algo indescritível, um sonho”, relembra.
Retrospecto – Esta foi a 6ª participação da Unisanta no Projeto Rondon. Guajará-Mirim (RO), em 2005; Porto Walter (AC), em 2006, 2007 e 2008; e Baião (PA), em 2008, foram os locais que a Universidade desenvolveu suas atividades. De acordo com Volpe, a Unisanta nunca teve seus projetos recusados. “Esse é um trabalho voluntário realizado pelos alunos do último ano, visando a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, completou.