Avaliação corpórea (postura e dores), avaliação da memória, medição de pressão arterial, glicemia, colesterol, além de outras ações preventivas, estarão à disposição dos clientes, com mais de 60 anos, do banco Santander Banespa, agência da Praça Mauá, em Santos, na 1ª Semana da Saúde do Idoso, dias 1º, 2, 5, 6 e 7 de dezembro.

A promoção é do curso superior de Gerontologia e Desenvolvimento Social da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em parceria com o banco e a Liga de Gerontologia da Universidade.

O evento, considerado inédito, contará com a participação de professores e universitários dos cursos de Gerontologia, Fisioterapia e Farmácia da UNISANTA.

Gerontologia – Único no País, oferecido em universidade particular, o curso de Tecnologia em Gerontologia e Desenvolvimento Social da UNISANTA vem atuando de forma significativa na região, por meio de atividades de pesquisa científica e orientação junto à população idosa da Baixada Santista.

Em julho desse ano, foi desenvolvido o projeto Ações de Encantamento, também numa parceria inédita com o Banco Santander Banespa. Os universitários, supervisionados por professores, deram orientações gerontológicas, distribuíram a Cartilha do Idoso – produzida pelo Curso e a Liga de Gerontologia, e aplicaram uma pesquisa que abordou itens como a satisfação com a vida, nível do estado emocional, cognição e memória, imagem corporal, auto-avaliação da capacidade emocional e risco para quedas domiciliares.

Outra ação de responsabilidade social desenvolvida pelo curso foi o projeto Dr. Saúde, realizado em parceria com o Grupo Citrosuco Fischer. Com atividades de orientação voltadas à saúde física e emocional, professores e universitários buscaram conscientizar a população, promovendo uma mudança de atitude frente ao envelhecimento, reduzindo, assim, a discriminação e o preconceito contra os idosos.

Com apenas um ano de duração, o curso teve participação destacada no Projeto Rondon – Operação Acre, do Governo Federal. Alunos de Gerontologia, entre outros cursos da instituição, desenvolveram atividades junto à população carente do município de Porto Walter, no mês de outubro. A UNISANTA foi a única universidade particular do País selecionada para participar do Projeto, além de cinco universidades públicas. O objetivo da ação é levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e participar de seu processo de desenvolvimento.

Mercado de Trabalho – Conforme o coordenador de Gerontologia da UNISANTA, Carlos Alberto Moraes, a proposta do curso é preparar o aluno para desmistificar o envelhecimento, diagnosticar, analisar e traçar estratégias de intervenção, observando a complexidade inerente à problemática dos idosos nos diversos âmbitos.

“O aumento da população idosa no mundo justifica a criação de novas políticas públicas que possam adequar os recursos sociais a essa demanda”, enfatiza Moraes.

Dados da Fundação Seade apontam que, dentro de 15 anos, cerca de 36,4% dos moradores de Santos terão 50 anos ou mais.
Dessa forma, afirma, o profissional habilitado para lidar com o idoso, nas mais diversas áreas, será cada vez mais requisitado no mercado de trabalho.

Novo Processo Seletivo: Dia 1º, às 9h, no Bloco M. Descontos nas mensalidades. Inf: 3202-7101.