No dia 16/6, sábado, a partir das 10h, crianças do Lar das Moças Cegas e adultos do Instituto Braile de Santos poderão descobrir e ensinar novos sentidos nas atrações do programa

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa de Educação Ambiental Eco Pólis, mantido em parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a empresa Dow Brasil, abrirá as portas para atender portadores de deficiência visual, no dia 16/6, a partir das 10h.

“Vamos receber cerca de 35 alunos do Instituto Braile de Santos e do Lar das Moças Cegas, para realizar uma visita experimental de vivência de abstrações sensoriais. Será uma experiência única para nós, que trabalhamos tanto com o visual das atrações, poder aprender captar os outros sentidos que a trilha, por exemplo, pode nos despertar”, conta o diretor do programa, Orlando Couto Júnior.

Para a coordenadora do Lar das Moças Cegas, Ana Maria Pupo, a proposta de levar as crianças nesse novo ambiente é muito importante para o desenvolvimento social e pedagógico delas. “É uma proposta ótima. Tudo o que fazemos fora da instituição aprimora todo o trabalho que realizamos com os nossos alunos. Vivenciar ambientes diferentes, praticando o conceito de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente irá ampliar o aprendizados deles”, explica a coordenadora.

Segundo o vice-presidente do Instituto Braile de Santos, João Nunes de Oliveira, todos estão ansiosos para viver essa nova experiência. “Acredito que será um grande momento para todos nós, poder ter contato com o ecossistema da nossa região e aprender um pouco mais sobre como podemos preservá-lo”, diz Oliveira.

O Eco Pólis

O programa de Educação Ambiental Eco Pólis proporciona uma experiência de biodiversidade e sustentabilidade àqueles que buscam mudanças em suas práticas diárias. “O objetivo é mostrar que é possível existir uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta”, afirma o diretor do projeto.

O Eco Pólis conquistou o segundo lugar no Prêmio Innovation Award 2011, concorrendo com 93 projetos inscritos pelas Unidades da Dow na Améria Latina.

No projeto, os visitantes se deparam com diversas atrações como a Estação Manguezal, que inclui tanques de cultivo, nos quais são mantidos organismos típicos do manguezal, viveiro de mudas de plantas de manguezal – colocadas em garrafas PET e estocadas até que estejam prontas para o replantio-, e o museu de exemplares da fauna de manguezal.

Há vários espaços temáticos, entre eles o Laboratório “Robert Hooke”, local onde os visitantes podem observar em lupas e microscópios organismos e estruturas de plantas coletadas durante o percurso pela passarela e trilha, a Biblioteca “Contos da Mata”, as Salas: Aves, Peixes, Camaleão (que apresenta um tema a cada mês), Sustentabilidade – que mostra exemplo de práticas sustentáveis -, Pesquisador; e o Espaço Oceano – um ambiente multimídia para apresentação de vídeos e palestras, além de ser um espaço onde os visitantes podem se dedicar à confecção de materiais para as atividades que o projeto proporciona.

O programa é desenvolvido em Guarujá, em área ambiental da Dow, que fica na Av. Santos Dumont, 4444. Agendamentos para visitas de escolas, grupos ou empresas podem ser feitos pelo site www.unisanta.br/ecopolis.  Informações pelo telefone 3358-8602.