O professor do curso de Farmácia e doutor em Química Orgânica,  José Eduardo Pandini Cardoso Filho, pela 9ª vez, teve um trabalho aceito em apresentação no Congresso da Sociedade Brasileira de Química – SBQ, que aconteceu entre os dias 28 e 31 de maio.

O estudo de diastereosseletividade facial em adições do enolato de lítio doacetato de etila a sulfinil ciclo-hexanonas sulfaniladas, foi realizado durante sua tese de doutorado em 2008 no Instituto de Química da Universidade de São Paulo – USP. O trabalho revelou a proposta de um modelo, que explica os mecanismos de reações de adição de ânions em cetonas condensados com grupos de enxofre, sendo este inédito na literatura.

Em 2010, o projeto foi publicado no periódico americano Tetrahedron Letters, da editora Eslsevier, que tem grande relevância nas publicações de química orgânica.