O Estuário e o Plâncton será o tema da segunda aula do projeto Encontros Culturais com o Meio Ambiente – Conhecendo os Manguezais da Náutica III, promovido pelo Curso de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

Trata-se de um conjunto de aulas práticas e teóricas, gratuitas, sobre o ecossistema de manguezais, realizado em três sextas-feiras, dias 25/11, 2/12 e 9/12, das 14 às 17 horas. Voltado à conscientização e preservação do meio ambiente, o projeto tem como público-alvo jovens com escolaridade a partir da 6ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A teoria é dada nas dependências do SEST/SENAT, em São Vicente, por professores e alunos de Biologia Marinha da Universidade. As atividades práticas acontecem em áreas próximas ao clube. A coordenação, pela UNISANTA, é do prof. dr. Fábio Giordano.

Prática – Os participantes terão a oportunidade de identificar a fauna e a flora da região, conhecer como são as adaptações dos animais e vegetais do ambiente em estudo, reconhecer os organismos aquáticos do manguezal que contribuem para a diversidade biológica e, ainda, aprender como plantar mudas de manguezal.

Na primeira aula, realizada dia 25 de novembro, houve a apresentação do ecossistema manguezal e uma excursão de reconhecimento do mangue e seus organismos, na área próxima ao SEST/SENAT.

Nesta sexta-feira, dia 2, serão realizadas atividades com microscópios para reconhecimento de organismos do plâncton e organismos coletados no estuário. Os alunos poderão compreender como ocorre a adaptação de organismos marinhos no ambiente do manguezal.

Na última aula, marcada para o próximo dia 9, haverá identificação da flora do mangue e a preparação de um viveiro de propágulos de árvores do manguezal, com a finalidade de fornecer mudas para o re-plantio de áreas degradadas.

O SEST/SENAT fica na Avenida Eduardo Dias Coelho, 801, na Cidade Náutica, em São Vicente. Informações pelo telefone: 3465.1300 ou www.sestsenat.org.br