Os vencedores da terceira etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, Luiz Lima e Monick Avelino Perez, ambos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), venceram na manhã desta quinta-feira (1/12), as provas de 1500 e 800 metros respectivamente no Campeonato Paulista Junior I e II e Sênior de Verão/VII Troféu Alberto Martin Perez, disputado na piscina do Esporte Clube Pinheiros, na Capital. Os resultados ajudaram a UNISANTA a liderar a competição, após a realização das 36 primeiras provas de um total de 126. A equipe santista soma 1.831 pontos, contra 1.783 do Pinheiros, atual campeão.

Além das vitórias de Luiz e Monick, destaque para o domínio da UNISANTA e particularmente de participantes do Projeto nas provas de fundo do Campeonato Paulista Júnior e sênior. Nos 1500 metros nado livre sênior, Luiz Lima terminou em primeiro, com 15m57s81, seguido por outros dois representantes da UNISANTA: Juan Pereyra, segundo colocado, com 16m17s23, e Thiago Tognozzi, terceiro, com 16m25s16. Na terceira etapa do Projeto, Juan foi o segundo colocado, enquanto Tognozzi terminou na quinta colocação.

Nos 800 metros livres, categoria júnior II feminino, a campeã da terceira etapa do Projeto, Monick Avelino Perez, venceu com o tempo de 9m12s47. Nos 800 metros nado livre sênior feminino, Monique Ferreira, também da UNISANTA, ficou em segundo lugar, com 9m04s51.

No Campeonato Paulista, além de liderar, a equipe da UNISANTA, soma 33 medalhas, sendo 11 de ouro, 15 de prata e sete de bronze. Seus atletas estabeleceram dois recordes de campeonato: Renato Sakai Cid, nos 200 metros nado de peito júnior II, com 2m26s66, e a equipe do 4×50 metros livres, categoria júnior II feminino, com Nathalia Sá dos Santos, Monick Avelino Perez, Larissa Cieslak e Tamiris Nascimento, com 1m48s99.

TRAVESSIA – Os atletas com direito a participar da quarta etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi devem oficializar inscrição até o próximo dia 9 deste mês, indicando obrigatoriamente o acompanhante, que permanecerá no barco de apoio, durante a prova. Nesta etapa, cada atleta será acompanhando por um barco do tipo catraia, no qual estará, além do barqueiro e do acompanhante do atleta, um árbitro, com o intuito de fiscalizar o desempenho do competidor.

No ato da confirmação da participação, o atleta deverá apresentar um atestado médico que garanta o mesmo estar habilitado para uma prova deste porte. O médico responsável pelo exame, deverá relatar, em caso de ocorrência, se existem quadros alérgicos ou clínicos, como diabetes, por exemplo.
No dia 19 de dezembro, os atletas inscritos, acompanhantes, árbitros e mais representantes da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, barqueiros, e demais envolvidos na estrutura organizacional da prova participarão de um workshop sobre travessias oceânicas, ministrado por Igor de Souza, que abordará desde questões ligadas a treinamento e nutrição como normas internacionais de segurança. No dia da prova, os atletas e acompanhantes serão levados para o local de partida, em uma embarcação que zarpará às 7 horas da Ponte dos Práticos, a Ponta da Praia.

Para essa quarta etapa, está definida uma bolsa de R$ 11.100,00, assim rateada: primeiro colocado, R$ 4.000,00; segundo, R$ 2.500,00; terceiro, R$ 1.5000,00; quarto, R$ 800,00; quinto, R$ 700,00; sexto; R$ 500,00; sétimo, R$ 400,00, e oitavo, R$ 300,00. A representante feminina receberá ainda uma bonificação de R$ 500,00.

O prêmio em dinheiro só será pago em caso de o atleta completar o percurso. O mesmo diz respeito à bonificação. Em caso de desistências durante a prova, os prêmios destinados aos desistentes serão rateados por igual entre os demais participantes, segundo convenção internacional. Caberão ainda troféus aos participantes que completem a distância prevista.

Criado com a finalidade de homenagear uma das mais notáveis nadadoras de águas abertas do mundo, Renata Agondi, o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos/Renata Câmara Agondi é uma realização Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença e apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Juventude e Esportes), Prefeitura Municipal de Santos (Semes e CET), Capitania dos Portos de São Paulo, 17o. Grupamento de Bombeiros, Parque Marinho Laje de Santos, Engeplus, Bandeirante Emergências Médica (BEM). Energil Bebidas Energéticas e Estrada Transportes. O Avenida Palace é o hotel credenciado pela Comissão Organizadora para hospedar os atletas vindos de outras cidades e estados.