Thiago Pongelupe Ribeiro e Igor Zaarour Alves, alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília, foram destaque na mídia regional por terem inventado, com outros alunos de universidades federais, um aplicativo capaz de rastrear os focos da Covid-19, podendo minimizar a contaminação da doença. O jornal A Tribuna e Boqnews noticiaram o projeto, que conseguiu o primeiro lugar na área Ciências Exatas e da Terra, categoria em andamento, do 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica.

“Por meios de dados abertos, o app gera rotas seguras, classificadas por cor, de acordo com o risco. Seria algo muito parecido com apps que utilizamos no dia a dia como o Maps e Waze. A diferença estaria no mapeamento das zonas de risco”, explicou Thiago ao Jornal A Tribuna.

O Boqnews explicou que o SIW – Improve the World with Your Strengths, como foi batizado o app, funciona informando sobre as possíveis contaminações de Covid-19, por meio do ar, água ou solo, de uma forma interativa, intuitiva e acessível para todos. Os estudantes também pretendem instalar um jogo de desafios, em que o usuário irá receber tarefas que poderão aumentar a imunidade e ajudá-lo a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS.)

Igor explicou ao Jornal A Tribuna que, para determinar uma rota segura, foram utilizados diversos critérios, como a proximidade de locais com alta exposição, como hospitais. Outras informações, como dados do governo e taxa de mortalidade, também foram levadas em conta, segundo ele.

“O aplicativo é um projeto em andamento, portanto ainda passará por melhorias antes de ser disponibilizado para download em celulares e tablets.”, explicou à reportagem de A Tribuna. “Considerando como público-alvo os jovens, adultos e idosos, será incluída no desenvolvimento do protótipo final a acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência (PCD), promovendo a inclusão de todos nessa conquista. Além disso, teremos algumas etapas como desenvolver o modelo de negócio, captar parcerias e investimentos e desenvolver o protótipo”, finalizou Thiago.

O estudante também destacou para o Boqnews que o aprendizado obtido na Unisanta foi fundamental para conseguir desenvolver o aplicativo. “Toda a interpretação das ODS, a lógica de programação para fazer as análises dos dados e como poderíamos utilizá-los. A estrutura e a escrita científica que pude aprender durante o meu voluntariado no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade. Os conhecimentos ajudaram bastante”, disse ele.