Com o objetivo de avaliar parcelas e os 10.000m² de área estuarina, localizada entre as margens da Rodovia Guarujá e o Canal de Estuário de Bertioga, cerca de 80 alunos do curso de Biologia da Universidade Santa Cecília – Unisanta estudarão a área de manguezal junto à Rodovia Guarujá-Bertioga, no dia 17/05. O projeto faz parte da Disciplina de Ecologia de Populações e será coordenado pelos professores Dr. Fabio Giordano e Ms. Orlando Couto Jr.
Os estudantes desenvolvem atividades práticas específicas em manguezais, desde o início de 2009. “O ambiente do manguezal é um ambiente tipicamente regional e vem sendo, na prática, fundo facilitador do ensino de conceitos teóricos da Ecologia fundamentais à sustentabilidade do planeta”, comenta o professor Fabio Giordano.

Outros Projetos

Desde o primeiro ano, os alunos desenvolvem competências e habilidades para estudos ambientais e práticos. Em março, foi realizada uma operação de salvamento de mudas na área do futuro terminal da Embraport e o replantio das mudas salvas, no viveiro do Projeto Remangue – Unisanta, localizado em São Vicente.

Nos meses de Abril e Maio, os estudantes participaram de duas visitas técnicas em áreas de manguezais, que fazem parte dos programas de estudo ambiental da empresa Embraport, nos mangues próximos à Ilha de Barnabé e o Sítio das Neves, ambas na área continental de Santos.