Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto EcoFaxina realizarão, neste sábado (15), o 27º Dia Internacional de Limpeza Costeira, uma limpeza que será feita nas praias da costa de Guarujá: Prainha Branca, Praia Preta e Camburizinho. O evento tem como principal objetivo acabar com a poluição marinha e contará com a participação de voluntários da comunidade, além de ser aberto a todos os interessados.

Também estarão presentes representantes dos programas de Voluntaariado e Costa Atlântica da Fundação, que apoiam projetos de gestão socioambiental e desenvolvimento sustentável na região. “Atividades de limpeza de praias são importantes não apenas pela retirada do lixo em si, mas sim pela mobilização e conscientização da sociedade. Nossas praias não podem mais ser vistas como latões de lixo, devem ser vistas como locais para preservação, lazer e contemplação”, afirma Leandra Gonçalves, coordenadora do programa Costa Atlântica.

Nós estamos muito contentes com a parceria entre o Instituto EcoFaxina e a Fundação SOS Mata Atlântica“, comenta William Rodriguez Schepis, diretor presidente do Instituto EcoFaxina. “É um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos.”

Os voluntários que decidirem participar do serviço de limpeza devem estar em frente ao portão principal da Unisanta, com previsão de partida para as 8 horas e retorno às 16h. O transporte é gratuito e as vagas são limitadas.

O Instituto EcoFaxina foi fundado em outubro de 2008 e possui como principal objetivo, desde sua inauguração, a conscientização ambiental  e o desenvolvimento e execução de pesquisas, grupos de estudos, programas, atividades e uma série de ações voltadas ao Meio Ambiente. O Instituto já fez, com mais de 30 ações voluntárias, a coleta de mais de 22 toneladas de lixo de diversas regiões da Baixada Santista.